Título: PORTARIA DETERMINA VENDA DE PÃO FRANCÊS SOMENTE PELO SEU PESO
Autor: Bruno Rosa
Fonte: O Globo, 20/10/2006, Economia, p. 32

Pesquisa do Inmetro aponta aprovação de 70,34% na mudança

A partir de hoje, os mais de 40 milhões de brasileiros que freqüentam diariamente uma padaria passam a comprar o pão francês pelo peso e não mais por unidade. Publicada no Diário Oficial da União, a medida passa ser obrigatória nas mais de 52 mil panificadoras do país. Para o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Panificação e Confeitaria (Abip), Alexandre Pereira da Silva, o consumidor será beneficiado:

¿ O cliente vai pagar pelo peso do pão. Muitas padarias agiam de forma oportunista, reduzindo o peso do produto e cobrando o mesmo valor. Os consumidores vão acabar pedindo cinco pães, por exemplo, mas vão pagar pelo seu peso ¿ diz Silva.

Levantamento recente feito pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) revelou que a medida já é aprovada por 70,34% dos consumidores. No primeiro semestre deste ano, o instituto constatou redução de até 15% no peso do pão francês. A Abip estabelecia um peso de 50 gramas por unidade.

¿ As padarias e supermercados já tiveram seis meses para se adaptar às novas normas. O preço do quilo do pão deve, em média, variar entre R$5 e R$6 ¿ afirma Silva.

Marcos Crivelaro, professor da Faculdade de Informática e Administração Paulista e da Faculdade Módulo, ressalta que todas as panificadoras precisam ter balanças adaptadas para o novo sistema de comercialização. Deverão usar balanças de divisões menores (de duas gramas) para que o consumidor tenha certeza de que o peso real do pão está correto, diz o especialista.

¿ Porém, na maioria das padarias, as balanças pesam com a divisão de 5g em 5g. As indústrias que fabricam balanças já projetam um aumento nas vendas, principalmente no último trimestre deste ano ¿ diz Crivelaro.

Ipem-RJ faz fiscalização nas padarias do Rio hoje

A rede de supermercados Zona Sul, com 30 espaços no Rio, vende pão francês por pesagem há mais de 20 anos.

¿ Sempre vendemos por peso para entregar ao cliente o valor correto do produto. Antes, alguns clientes não entendiam o porquê da prática, mas é a decisão mais acertada ¿ afirma Xavier, lembrando que a seção de padaria representa cerca de 3% do faturamento da companhia.

Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ), realizam hoje, a partir das 9h, uma operação de fiscalização em padarias e supermercados da Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste do Rio de Janeiro, para verificar a adoção das medidas. Soraya Santos, presidente do órgão, diz que a operação contará com 16 fiscais. As multas variam de R$100 a R$50 mil.