Título: ASSESSOR DE LULA LIGOU PARA LORENZETTI
Autor:
Fonte: O Globo, 21/10/2006, O País, p. 3
Chefe de gabinete diz que queria saber mais sobre as prisões
BRASÍLIA. O chefe do Gabinete Pessoal da Presidência, Gilberto Carvalho, confirmou ontem à noite que conversou por telefone com o petista Jorge Lorenzetti, apontado pela Polícia Federal como responsável pela operação de compra do dossiê, no dia 15 de setembro, data em que Gedimar Passos e Valdebran Padilha foram presos com o dinheiro que usariam para comprar o dossiê. Carvalho disse que conversou duas vezes com Lorenzetti naquele dia, e que seu objetivo foi tentar saber mais informações sobre a prisão dos petistas.
Homem de confiança de Lula, Carvalho disse esperar que a oposição não use o fato para tentar desgastar a candidatura do presidente. Às 21h de ontem, Carvalho disse que ainda não tinha conversado com Lula ¿ que estava em Minas Gerais ¿ e que não tem o que temer.
¿ Não me preocupei em falar com o presidente. Se fosse uma coisa grave, que me envolvesse, aí eu já teria ligado. Estou absolutamente tranqüilo. Não há o que temer. Podem tentar fazer uso disso. Agora, é evidente que vão tentar fazer uso. Mas é tudo tão simples que espero que não queiram atingir o presidente ¿ disse Gilberto.
¿Na hora nem informei ao presidente¿
Segundo Carvalho, no dia 15 de setembro, foi informado por volta das 9h30m das prisões:
¿ Recebi telefonema de um funcionário do comitê (de Lula) dizendo que havia a prisão de dois petistas lá, em São Paulo, e que era um assunto complicado e grave. E a pessoa falou: liga para o Lorenzetti porque parece que ele está sabendo, que ele pode ajudar a informar isso aí. Então, eu liguei para o Jorge para ver se ele estava sabendo. Aparentemente, ele estava muito confuso. Ele não tinha informação direita. Ele não me passou uma informação muito adequada, clara. Tanto que na hora nem informei ao presidente.
Naquele momento, Carvalho estava ao lado de Lula, que gravava numa produtora seus programas eleitorais. Já de volta ao Planalto, por volta de 10h15m, Carvalho conversou com Lorenzetti, que em nenhum momento teria dito que estava envolvido no caso.
O chefe de gabinete não informou o presidente Lula imediatamente do fato, procurando saber mais detalhes do ocorrido. Gilberto só contou a Lula da prisão dos petistas por volta das 13h, depois que o presidente participou de uma cerimônia sobre segurança alimentar, no Palácio do Planalto. Ele disse ao presidente que tinha uma ¿notícia chata para dar¿.
¿ O presidente pôs a mão na cabeça e disse: não é possível que alguém tenha feito uma loucura dessas à essa altura da campanha.
Carvalho confirmou ainda que no final da tarde, por volta das 18h40m, conversou mais uma vez com Lorenzetti para saber se havia mais informações. Segundo ele, Lorenzetti não mencionou em nenhum momento suposto envolvimento com o caso.