Título: LORENZETTI LIGOU PARA DIRCEU, QUE RETORNOU HORAS DEPOIS, AFIRMA PF
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 21/10/2006, O País, p. 4
Conversa curta ocorreu quando Gedimar e Valdebran fechavam negócio
BRASÍLIA e CUIABÁ. A Polícia Federal descobriu duas ligações entre números de telefones usados pelo deputado cassado José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, e por Jorge Lorenzetti, ex-chefe do núcleo de inteligência da campanha do presidente Lula. Ex-diretor do Banco de Santa Catarina, Lorenzetti é apontado pela PF como responsável pela tentativa de compra do dossiê contra candidatos tucanos.
Segundo a PF, Lorenzetti teria ligado para o telefone do escritório de Dirceu antes da prisão de Gedimar Passos, emissário dos petistas nas negociações do dossiê. A primeira referência a Dirceu foi feita anteontem, de forma velada, pelo superintendente da PF em Mato Grosso, Daniel Lorenz, que citara a existência de ¿uma pessoa conhecida¿ no caso.
Ontem, uma autoridade da PF confirmou que se trata de Dirceu. Numa análise preliminar de 800 números de telefones, a PF constatou duas ligações entre os telefones do ex-ministro e de Lorenzetti. As ligações teriam duração inferior a dois minutos. Primeiro, Lorenzetti ligou para Dirceu. Três horas depois, o ex-ministro retornou a ligação. A conversa foi curta e teria ocorrido num momento crucial das negociações em torno do dossiê. Gedimar e Valdebran Padilha estavam, naquele momento, arrematando o negócio.
A PF quer saber agora o conteúdo da conversa e se Dirceu participou da operação.
¿ As informações são fragmentadas. É preciso contextualizá-las para que produzam sentido ¿ disse ao GLOBO uma fonte ligada ao caso.
O delegado Diógenes Curado deverá decidir nos próximos dias se chama Dirceu para depor.
O líder da minoria na Câmara, José Carlos Aleluia (PFL-BA), disse ontem que a entrada de Dirceu no caso não passa de ¿uma armação do governo¿ para desviar o foco do presidente Lula.