Título: O IDEAL MISSIONÁRIO
Autor: D. EUGENIO SALES
Fonte: O Globo, 21/10/2006, Opinião, p. 7
ODia Missionário Mundial, que celebraremos amanhã, oferece a oportunidade para refletir este ano sobre o tema: ¿A caridade, alma da missão.¿ ¿Se não for orientada pela caridade, isto é, se não brotar de um profundo ato de amor divino, a missão corre o risco de se reduzir a uma mera atividade filantrópica e social.¿ Assim começa o Papa Bento XVI sua Mensagem para o Dia Missionário Mundial. O Concílio Vaticano II tratou largamente da atividade missionária no decreto ¿Ad Gentes¿. Para celebrar condignamente o 25º aniversário desse documento, o Papa João Paulo II publicou a Carta Encíclica sobre a validade permanente do mandato missionário. O documento conciliar (nº 2) tem uma frase lapidar: ¿A Igreja peregrina é por sua natureza missionária, pois ela se origina da missão do Filho e da missão do Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai.¿
O ideal missionário é um sinal que caracteriza a Igreja fundada por Jesus Cristo. Isso a tal ponto é verdadeiro que, se a uma comunidade cristã faltasse tal espírito apostólico, ela não seria cristã. Quando se examina a vitalidade religiosa, é preocupante a ausência da força que reclama de o batizado propagar por modos e maneiras variadas o nome do Senhor.
Alguns cumprem seu dever, indo pessoalmente para terras de missão e muitos outros colaborando com orações e auxílios materiais para que aqueles, em paragens até desconhecidas, possam seguir a vocação a que foram chamados. Nessa variedade é que se executa aquela mesma ordem, dada pelo Senhor antes de Sua Ascensão: ¿Ide e anunciai a todos os povos, batizando-os¿ (Mt 28, 20).
O exemplo de Nossa Senhora é uma força para reavivar em todos os cristãos o desejo de colaborar na difusão do Reino do seu Filho, especialmente em lugares onde não chegou ainda a Mensagem salvífica ou onde está em vias de implantação.
Maria foi a primeira a crer no Salvador e, por isso, proclamada ¿feliz¿ por sua parenta Isabel (Lc 1, 45). Estava presente, de modo especial, no momento supremo da Redenção, aos pés da Cruz, no Calvário. Antes de partirem os apóstolos para pregar a palavra de Cristo, Ela estava com eles no Cenáculo, por ocasião do Pentecostes. No decorrer desses séculos, foi sempre marcante sua atuação.
Neste mês em que comemoramos o Dia Mundial das Missões, haja maior abertura de corações, conforme por Ele proposto, antes de Sua Ascensão.
Atinge cada fiel a animação missionária, que se manifesta em orações pelos que trabalham em tantas regiões da terra, como também na ajuda financeira às inúmeras obras pastorais, que acompanham a implantação da Igreja nesses países. Segundo o Concílio, esse esforço deve ser assimilado ¿com aquele sentido de responsabilidade que os empenha enquanto membros de Cristo, em relação a todos os homens¿ (¿Ad Gentes¿, nº 21).
Em toda essa atividade essencial à difusão do Evangelho, é fundamental preservar ¿a formação e a animação de um espírito autêntico e profundamente católico, que constitui a sua razão de ser¿ (idem).
Com vigor, discernimento e coragem, devemo-nos opor a qualquer mudança de rumos e infiltração de idéias, propostas, que sejam alheias às diretrizes do Concílio e do Santo Padre. Só se vive em comunhão eclesial quando ela existe em plenitude sem restrições, ou ambigüidades, às orientações do Papa.
A preparação já iniciada para uma condigna celebração do Dia Mundial das Missões, a 22 de outubro, quarto domingo de outubro, seja incentivada segundo os ditames que nos levam a Cristo e à expansão de Sua Igreja.
Os milhares de missionários, inclusive brasileiros, merecem nossos aplausos, mas, antes de tudo, a generosa colaboração dos verdadeiros discípulos do Senhor.
É interessante notar o profundo sentido de fidelidade a Roma como centro de unidade religiosa e ao Santo Padre, característica dos missionários espanhóis e portugueses, e dos grandes bispos evangelizadores do século XVI, como São Turíbio de Mongrovejo. Ainda hoje é marcante, principalmente entre o povo simples, a devoção e obediência ao Papa. Nesse terreno, a América Latina dá um belo exemplo.
Assim conclui Bento XVI sua mensagem: ¿Ao lado daqueles que se encontram na linha de vanguarda nas fronteiras da evangelização, aqui penso com reconhecimento nos missionários e nas missionárias que, com muitos outros, crianças, jovens e adultos, mediante a sua oração e a sua cooperação, contribuem de várias maneiras para a propagação do Reino de Deus na Terra.¿
D. EUGENIO SALES é cardeal-arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio.
Se a uma comunidade cristã faltasse tal espírito apostólico, ela não seria cristã