Título: EMPRESÁRIO LIGADO A TUCANOS ACUSADO DE NOVO
Autor: Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 21/10/2006, O País, p. 8
Vedoin diz que Abel ganhava comissão
CUIABÁ. O empresário Darci Vedoin, um dos chefes da máfia das ambulâncias, voltou a confirmar ontem, em depoimento à Justiça Federal de Mato Grosso, que deu dinheiro ao empresário Abel Pereira em troca de liberação de recursos do Ministério da Saúde na gestão do ex-ministro Barjas Negri (PSDB), que também foi secretário-executivo do ministério na gestão de José Serra. Abel nega.
A confirmação ocorreu em depoimento ao juiz federal Jeferson Schneider, que conduz os processos sobre o dossiê Vedoin. Na quarta-feira, Ronildo Medeiros, outro integrante da máfia das ambulâncias, havia dito que a quadrilha organizada por Vedoin pagava 6,5% a Abel para cada veículo vendido ao Ministério da Saúde. Abel é empresário em Piracicaba (SP), cidade atualmente administrada por Barjas Negri.
O depoimento durou pouco mais de uma hora. Ao contrário do filho Luiz Antônio, que está preso desde 15 de setembro por negociar o dossiê com petistas, Darci aguarda o julgamento em liberdade.
Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Federal, Abel deverá depor na segunda-feira, em Cuiabá. Ele seria ouvido na quinta, mas a audiência foi adiada.
No início de setembro, os advogados dos Vedoin protocolaram na Justiça Federal documentos mostrando que em 2002 a empresa da família, a Planam, comercializou centenas de ambulâncias com o Ministério da Saúde, na época chefiado por Negri. A liberação, segundo pai e filho, estava condicionada ao pagamento de propina a Abel Pereira.
O depoimento de Vedoin foi acompanhado pelo procurador da República Mário Lúcio Avelar, que não quis revelar detalhes.
Avelar informou que vai insistir na quebra de sigilo bancário de Simone Messeguer Pereira Godoy, mulher do ex-assessor da presidência da República Freud Godoy. O pedido vai se estender à empresa Caso Serviços de Segurança, que está no nome dela. O procurador pretende obter a quebra do sigilo da movimentação financeira de Freud na Bolsa de Valores.