Título: IBOPE: LULA ESTÁ 21 PONTOS À FRENTE DE ALCKMIN
Autor: Bernardo Mello Franco
Fonte: O Globo, 21/10/2006, O País, p. 11

Petista sobe cinco pontos e chega a 57% das intenções de voto; tucano perde quatro e agora tem 36%

A nove dias do segundo turno, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tenta a reeleição pelo PT, chegou a 57% das intenções de voto e ampliou de 12 para 21 pontos percentuais a vantagem sobre o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin. Segundo pesquisa Ibope divulgada ontem pela TV Globo, se a eleição fosse hoje, o tucano teria 36% dos votos.

Lula ganhou cinco pontos em relação ao levantamento anterior, divulgado no dia 12, em que aparecia com 52% das intenções de voto. Alckmin tinha 40% e perdeu quatro pontos. Votos em branco e nulos oscilaram de 4% para 3% e os eleitores indecisos permaneceram em 4%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou menos.

Na soma dos votos válidos, a vantagem do petista sobre o tucano cresceu de 14 para 24 pontos. Lula subiu de 57% para 62% das intenções de voto; Alckmin caiu de 43% para 38%.

Alckmin tem menos eleitores do que no primeiro turno

A pesquisa mostra que não surtiram efeito as investidas de Alckmin sobre o eleitorado que, no primeiro turno, votou nos senadores Heloísa Helena, do PSOL, e Cristovam Buarque, do PDT. O tucano permanece praticamente estacionado em relação ao resultado da eleição, no dia 1º, quando obteve 41,64% dos votos válidos. Lula recebeu 48,61% dos votos válidos e, segundo o instituto, deve herdar quase toda a diferença em relação ao adversário.

O Ibope também registrou melhora na avaliação do governo. A aprovação do presidente, que era de 57%, subiu seis pontos e chegou a 63%. O percentual de eleitores que reprovam a administração petista caiu cinco pontos, de 36% para 31%. Metade dos entrevistados qualificou o governo como ótimo ou bom, contra 45% no último levantamento. O número de eleitores que consideram a gestão regular manteve-se em 33%. A avaliação de que o governo é ruim ou péssimo caiu de 20% para 15%.

Entre os eleitores consultados, apenas 13% admitiram a hipótese de mudar de idéia até as eleições. O número de eleitores que se declararam decididos soma 85% dos entrevistados. O favoritismo de Lula levou 73% dos consultados a afirmar que o petista será reeleito no dia 29. Apenas 20% acreditam que Alckmin vencerá a disputa.

Essa foi a primeira pesquisa Ibope feita depois do debate da TV Bandeirantes, realizado no domingo retrasado. Não houve tempo hábil para registrar eventuais mudanças provocadas pelo confronto no SBT, na noite de quinta-feira. O novo levantamento confirmou o crescimento de Lula registrado na terça-feira pelo Datafolha. Segundo o instituto, o petista abriu 19 pontos de vantagem e venceria o adversário por 60% a 40% dos votos válidos.

A campanha presidencial neste segundo turno tem sido marcada pelas acusações de Alckmin sobre o dossiê contra tucanos e pelo debate sobre as privatizações no governo Fernando Henrique Cardoso.

O levantamento do Ibope foi realizado entre os dias 18 e 19 de outubro com 3.010 eleitores em 198 municípios brasileiros. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 22.600/06.