Título: ALIADOS VIBRAM COM DESEMPENHO DO PRESIDENTE
Autor: Diana Fernandes
Fonte: O Globo, 21/10/2006, O País, p. 12

Líderes petistas dizem que Lula ganhou debate e afirmam que Alckmin foi menos agressivo

BRASÍLIA. Os aliados do governo elogiaram a atuação do presidente Lula anteontem, no debate do SBT, e disseram que ele foi o vitorioso. Para os líderes, Lula estava seguro e mostrou as realizações do governo, em comparação com o governo Fernando Henrique. Já Geraldo Alckmin, para petistas, ficou na defensiva.

Para os aliados, Lula conseguiu aplicar duas estocadas em Alckmin: na questão da segurança ¿ ao perguntar como o tucano resolverá os problemas da segurança no país se não conseguiu combater a facção criminosa que age nos presídios paulistas ¿ e na questão relativa ao ranking de crescimento de países, publicado na revista inglesa ¿The Economist¿. Lula revidou, afirmando que ainda há no Brasil gente ¿colonizada intelectualmente¿ que só leva em conta o que deu no ¿New York Times¿ ou em revistas inglesas.

Alckmin levou a melhor, na opinião dos aliados de Lula, ao dizer que a insistência em debater corrupção não é um ¿samba de uma nota só¿, como disse Lula. O tucano afirmou: ¿Não é uma nota só, são um milhão, setecentos e cinquenta mil notas¿.

O líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que Lula desmontou o discurso de Alckmin, ao mostrar que todas as promessas do tucano, como o corte de gastos e a melhoria nos serviços, não foram implementadas por ele quando governava São Paulo. Segundo Chinaglia, Alckmin recuou, ao não centrar o debate no episódio do dossiê contra tucanos.

¿ No primeiro debate, ele foi programado para matar, não conseguiu. Ontem (anteontem), mudou o tom de forma significativa, estava uma oitava abaixo. O presidente entrou com uma atitude mais firme e estava tão seguro que em alguns momentos fez pequenas brincadeiras. Para mim foi uma doce vingança ¿ disse Chinaglia.

Fontana: ¿Alckmin entrou em parafuso¿

Já o líder do PT, deputado Henrique Fontana (RS), disse que gostou muito do debate, principalmente por Lula ter vinculado Alckmin ao governo Fernando Henrique. Ele disse que Alckmin excluiu temas como a compra do avião presidencial e o cartão corporativo da Presidência.

¿ O presidente estava mais sereno, com um discurso mais redondo. Alckmin entrou em parafuso. No primeiro debate diziam que ele tinha que ser agressivo e viram que não deu certo. Neste agora, ficou meio atrapalhado ¿ disse Fontana.

Em nota, o comitê de campanha de Lula acusou Alckmin de deixar perguntas sem respostas, especialmente no que diz respeito a privatizações. Na avaliação do comitê, Alckmin não apresentou uma única proposta concreta, utilizando apenas chavões, e incorreu no erro de tentar defender o governo Fernando Henrique.