Título: NO HORÁRIO ELEITORAL, LULA E ALCKMIN USAM DEBATE
Autor: Evandro Éboli e Plínio Teodoro
Fonte: O Globo, 21/10/2006, O País, p. 14

Cada candidato exibe seus melhores momentos no confronto na televisão para provar que venceu

Os candidatos à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, exploraram ontem no horário eleitoral gratuito o debate que travaram na noite de quinta-feira, no SBT. Os programas de ambos exibiram cenas do confronto, no estilo ¿melhores momentos¿, tentando provar que eram vencedores da disputa e que haviam apresentado as melhores propostas. Nos trechos levados ao ar, a discussão sobre a economia prevaleceu sobre todos os outros temas.

A propaganda de Lula abriu com uma provocação ao adversário. Lembrou a vantagem do petista nas pesquisas de intenção de voto e disse que ele provou o que fez e tem as melhores propostas:

¿ Já Alckmin não respondeu às perguntas, não apresentou propostas e não admitiu nenhum avanço ¿ disse um dos locutores de Lula.

O presidente selecionou falas do debate em que tratou de economia, poder de compra do salário e saúde. ¿A economia está num momento excepcional¿, declarou o candidato no debate. ¿Estamos provando do que é possível crescer com distribuição de renda, que é possível crescer fazendo forte política social¿.

Em outro trecho editado do debate, Lula afirma que a saúde não é a ¿mais perfeita, mas é muito melhor que em momentos que era privilégio d poucos¿. E conclui, em outra cena: ¿O Brasil está uma maravilha? Não. Falta muito. Mas ninguém fez com a solidez que nós fizemos¿.

O programa seguiu com entrevistas atestando a performance de Lula, com a apresentação do programa de governo para a geração de empregos e para a área social e com declarações de apoio de políticos ¿ apenas Sérgio Cabral representava a região Sudeste. Fechou com um novo jingle para o mesmo refrão ¿Lula de novo com a força do povo¿.

A propaganda de Alckmin seguiu rigorosamente o mesmo roteiro. ¿A prioridade número um do Brasil é o emprego¿, afirmou o tucano no debate na TV. ¿Segurança é um problema do presidente. Não vou me omitir, vou criar o Ministério da Segurança¿. Alckmin lembrou várias vezes que era médico e conhecia a Saúde. E atacou: ¿O Brasil está com a receita errada. Estabilidade não é plano econômico. Plano econômico é crescimento¿.