Título: CABRAL, CAMPOS E ALCIDES NA RETA FINAL
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 22/10/2006, O País, p. 23
Pernambucano virou o jogo
BRASÍLIA. Sucessivas pesquisas confirmam que estão a um passo de vencerem as eleições no próximo domingo o senador Sérgio Cabral (PMDB), no Rio de Janeiro; o deputado Eduardo Campos (PSB), em Pernambuco; e o governador Alcides Rodrigues (PP), em Goiás. O senador Maguito Vilela (PMDB), que após a candidatura à reeleição do presidente Lula em Goiás começou disparado nas pesquisas, pode acabar perdendo.
Ao liderar as pesquisas no segundo turno, Eduardo Campos não está apenas virando as eleições, já que o governador Mendonça Filho (PFL) foi o mais votado no primeiro turno. Se vencer, Campos ocupará o Palácio Campo das Princesas oito anos depois de seu avô, Miguel Arraes, deixar o governo.
Os governadores Luiz Henrique (PMDB), em Santa Catarina, e Cássio Cunha Lima (PSDB), na Paraíba, também estão na frente nas pesquisas. Os dois apóiam a candidatura a presidente do tucano Geraldo Alckmin.
No segundo turno, cinco governadores estão a caminho de conquistar a reeleição. Se isso ocorrer, contando os nove que se reelegeram no primeiro turno, 14 governadores conseguirão se reeleger. Além disso, dois governadores que venceram no primeiro turno, José Serra (SP) e Binho Marques (AC), e um que lidera as pesquisas no segundo, Sérgio Cabral (RJ), são candidatos que representam a continuidade dos atuais governos. Esses resultados mostram que 62% dos governantes tiveram seus mandatos aprovados e fizeram seus sucessores ou se reelegeram para um novo mandato de quatro anos.