Título: O banco na palma da mão
Autor: Ana Cecilia Santos e Bruno Rosa
Fonte: O Globo, 22/10/2006, Economia, p. 41

Instituições preparam novos serviços por celular em 2007. Ele valerá até como cartão

Prestes a atingir a marca de 100 milhões de aparelhos, o mercado de telefonia móvel é o novo alvo dos bancos, que estão investindo fortemente nos serviços via celular. A chamada ¿terceira onda de automação bancária¿ deixa ao alcance das mãos serviços como saldo, extrato, pagamento de contas, transferência de dinheiro, DOC e até empréstimo pelo celular. Além dos serviços bancários, outra grande aposta do setor financeiro é a tecnologia que permite substituir o cartão de crédito pelo celular para pagar suas compras.

Para as instituições financeiras, oferecer o banco pelo celular é um ótimo negócio, pois amplia o alcance de seus serviços. As operadoras de telefonia móvel também têm interesse em desenvolver esse mercado ¿ a transmissão de dados é um serviço mais caro, e portanto, permite às empresas faturarem mais. Já os consumidores ganham com a praticidade de realizar operações financeiras. É o mercado financeiro na palma da mão.

Pelos cálculos de Maurício Ghetler, consultor da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o serviço por meio do celular vai representar 10% de todas as transações eletrônicas em 2010. O número atingirá cerca de 4,5 bilhões de operações.

BB: 1 milhão de usuários em 2007

Com o sucesso do internet banking, utilizado por mais de 18 milhões de brasileiros, os bancos passaram a investir no auto-atendimento pelo telefone celular. Mas o canal só ganhou fôlego no ano passado, com a entrada em operação da versão criada pelo Banco do Brasil, o primeiro a oferecer de forma massificada o serviço pelo celular. Hoje já são 300 mil usuários, que realizam, em média, 1,7 milhão de operações por mês.

¿ Levamos três anos para desenvolver a tecnologia e estamos muito otimistas com esse canal. As projeções são de chegar até meados do ano de 2007 com 1 milhão de usuários ¿ afirma Paulo Bonzanini, diretor de Varejo do Banco do Brasil (BB).

Segundo ele, ao contrário de outros bancos que também têm versões no celular, o BB já oferece todas as soluções do auto-atendimento via telefonia móvel, como transferência, DOC, pagamento de contas, saldo e até empréstimo consignado.

Para o consultor da Febraban, a velocidade de crescimento do banco pelo celular é dez vezes maior se comparada ao início do banco pela internet, lançado pelo Bradesco em 1996, que registrava, no primeiro ano, cerca de 50 mil clientes.

¿ O internet banking já é um segmento esgotado, porque acessar o banco pelo computador é caro para o consumidor. Por isso, a demanda será suprida pelos celulares, fortemente subsidiados pelas operadoras ¿ diz Ghetler.

O diretor do BB também acredita que o custo do banco pelo celular permitirá atender à população de menor renda.

¿ O custo de usar o serviço do banco pelo celular é baixo e, com a massificação, deve diminuir ainda mais ¿ garante Bonzanini.

A explosão do banco via celular vai acontecer no ano que vem, quando várias instituições privadas ¿ entre as quais os dois maiores bancos do país, Bradesco e Itaú ¿ lançarão versões mais completas de seus serviços pela internet. Hoje as instituições oferecem somente operações passivas, como consulta de saldo, não sendo possível realizar transações como pagamento de contas e transferência de dinheiro.

¿ Só teremos a versão mais completa do banco pelo celular no ano que vem, porque queremos oferecer aos clientes a mesma sofisticação, em termos de informação digital, que temos na internet ¿ explica o diretor de Marketing de Negócios do Banco Itaú, Fernando Chacon.

Bradesco terá nova versão

O Bradesco anuncia que nos próximos dois meses já terá sua nova versão do banco pelo celular.

¿ Estamos reformulando totalmente o serviço para, além das consultas a informações oferecidas hoje, passarmos a ter as transações bancárias também disponíveis pelo celular ¿ explica Antranik Haroutiounian, superintendente do Bradesco.

Ele aposta que o serviço vai atrair primeiramente os clientes que utilizam a internet, que, no caso do Bradesco, chegam a 7,3 milhões.

¿ Acreditamos muito nesse canal pelo celular, porque todo mundo hoje tem um aparelho e nem todos têm computador. Será possível atingir todas as camadas sociais ¿ aposta o superintendente do Bradesco.

O Unibanco também ganha sua versão pelo celular em 2007, explica o diretor de Canais do banco, Fernando Malta. Segundo ele, a instituição está preocupada em oferecer um sistema mais ágil.

A princípio, o usuário não pagará ao banco pelo serviço, apenas à operadora de celular, pelo tráfego dos dados. Mas é preciso ter cuidado com a conta. Henrique Reis, que há dois meses usa o celular para acessar sua conta do BB, viu o valor da fatura telefônica dobrar no primeiro mês:

¿ Conferia o extrato a toda hora e acabei perdendo o controle.

OS SERVIÇOS DE CARTÃO DE CRÉDITO, na página 42