Título: NO INTERIOR, PRECONCEITO É MAIS GRAVE
Autor: Florencia Costa
Fonte: O Globo, 22/10/2006, O Mundo, p. 50

Crianças dalits não podem beber água da mesma fonte em escolas

BOMBAIM. A praga da ¿intocabilidade¿ insiste em atacar com mais força na Índia rural. Segundo Harsh Mander, da ONG Aman Biradari, que luta pela justiça social, uma pesquisa recente feita em 565 vilarejos do país em 11 estados revelou forte preconceito contra os dalits.

¿ As crianças da Índia rural aprendem cedo as regras das castas mesmo em pleno século XXI. A pesquisa mostrou que crianças dalits são obrigadas a comer separadas das demais em 38% das escolas e também são proibidas de beber água da mesma fonte usada pelos colegas que pertencem a outras castas ¿ informou ele.

O preconceito contra os adultos dalits também é latente: 33% dos profissionais da área da saúde recusam-se a visitar as casas dos dalits. De acordo com a pesquisa, restrições a entrada de dalits em templos hindus chegam a 64% dos locais nesses 11 estados. Mander ressaltou que a praga das castas é mais forte ainda dentro das casas das pessoas de altas castas na Índia rural, onde a entrada dos dalits é proibida em 73% dos vilarejos:

¿ Mais de 70% dessa elite admitiu que jamais comeria junto de um dalit. (F.C.)