Título: SERRA: `AS ELEIÇÕES SÃO COMO VENTANIA¿
Autor: Ana Paula de Carvalho e Upiara Boschi
Fonte: O Globo, 24/10/2006, O País, p. 4
Governador eleito de SP pede votos para Alckmin em Curitiba
CURITIBA. O governador eleito de São Paulo, José Serra (PSDB), afirmou ontem, em Curitiba, que mantém o otimismo com a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República.
¿ Não há fórmula mágica para crescer. As eleições são como uma ventania. Toda movimentação é importante, e viemos ao Paraná para soprar ventania a favor de Alckmin e Osmar ¿ disse ele, recebido com papel picado e pétalas de rosas.
Serra percorreu a Boca Maldita, mesmo lugar do comício do presidente Lula no sábado, em companhia do candidato ao governo do Paraná, Osmar Dias (PDT), do prefeito Beto Richa (PSDB), coordenador da campanha de Alckmin no Paraná, e outros líderes políticos.
Serra se mostrou cético em relação às pesquisas de intenção de voto, que mostram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com mais de 20 pontos à frente de Alckmin, e disse que elas não refletem o resultado da eleição:
¿ Pesquisas eleitorais são fotografia, não são movimento. Elas não capturam a verdade e o sentimento mais subjetivo da população na hora do voto.
O governador eleito de São Paulo disse que há muito para ser feito até as eleições:
¿ Estamos trabalhando muito para ter um resultado na urna que contrarie essa fotografia ¿ disse ele, referindo-se às pesquisas.
Até lá, disse, com a previsão de confronto entre Lula e Alckmin em dois debates, tudo pode mudar.
¿ Alckmin vai manter um comportamento claro, de mostrar as diferenças, as críticas quando necessárias e as propostas.
Serra não soube dizer se Alckmin cobrará Lula pela origem do dinheiro do dossiê:
¿- A origem do dinheiro não é uma cobrança do Alckmin, mas de todo Brasil.