Título: ALMIR GABRIEL DENUNCIA FURTO DE PASTA
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 24/10/2006, O País, p. 8

Documentos de candidato tucano do Pará teriam sumido após debate na RBA

BELÉM. A coligação União pelo Pará, encabeçada por PSDB e PFL, registrou queixa na polícia denunciando que uma pasta de documentos do seu candidato ao governo, Almir Gabriel, teria sido roubada após o debate realizado na TV RBA, de propriedade do deputado Jader Barbalho (PMDB).

De acordo com a queixa, a pasta sumiu ainda dentro do estúdio. Ontem à tarde, assessores de Gabriel informaram que um funcionário ligou para a equipe dizendo que a pasta teria sido localizada. O material será entregue à polícia.

A pasta conteria documentos e dados que Gabriel utiliza em debates. Segundo sua assessoria, após o debate ele deixou o estúdio e se dirigiu a uma sala ao lado, para ser entrevistado.

¿ Quando voltei, a pasta não estava mais lá. É gravíssimo que um candidato seja furtado no estúdio de uma emissora.

Emissora de Jader Barbalho não se pronunciou

Gabriel afirmou que um funcionário da RBA teria lhe dito que a pasta foi deixada em frente ao coordenador de estúdio.

¿ Quando perguntei onde estava a pasta, ele disse que não sabia ¿ contou o candidato.

Gabriel determinou que a coordenação da campanha registrasse a ocorrência. A RBA não se pronunciou sobre o assunto.

A denúncia de furto é mais um capítulo do acirrado confronto entre PT e PSDB nas duas últimas semanas da disputa no Pará, que está indefinida. Na semana passada, o PT atirou no próprio pé ao impugnar a divulgação, na TV, de uma pesquisa do Ibope. Na pesquisa, a candidata Ana Júlia Carepa aparecia com quase dez pontos percentuais à frente de Gabriel. Como a pesquisa foi encomendada pela TV Liberal, que apóia Gabriel, o PT entrou com pedido de embargo sem saber dos números.

No mesmo dia, pesquisa Vox Populi apresentou empate técnico entre os dois candidatos.