Título: QUEIMADAS SÃO AS VILÃS AMBIENTAIS NO BRASIL
Autor:
Fonte: O Globo, 24/10/2006, O Mundo, p. 32

Destruição de florestas causa redução de populações animais em mais de 55%

Na lista dos países que causam mais impacto ao meio ambiente, o Brasil aparece em 60º lugar, muito atrás dos Estados Unidos, o primeiro colocado no ranking da insustentabilidade. Mas para um país que tem matriz energética limpa (hidroelétricas), a posição chama a atenção. O grande problema, apontam especialistas, é o desmatamento para a abertura de áreas agrícolas e, sobretudo, pastagens.

¿ Por causa das queimadas, o Brasil é o quarto país do mundo hoje em volume de emissões de CO2 ¿ aponta o superintendente de conservação do WWF no Brasil, Leonardo Lacerda. ¿ Se conseguíssemos reduzir o desmatamento, poderíamos estar numa posição de liderança global em relação ao desenvolvimento sustentável, poderíamos estar mostrando ao mundo que é possível um país se desenvolver sem aumentar o consumo.

Na análise de Lacerda, as ocupações ilegais, sobretudo na Amazônia, são as maiores responsáveis pela situação. Isso leva a uma destruição considerável de populações animais.

¿ O percentual de redução populacional para regiões tropicais é de 55%, mas eu diria que, no Brasil, talvez seja ainda um pouco mais alto ¿ afirma Lacerda. ¿ Somos um dos campeões mundiais em desmatamento e sabemos que existe uma relação muito estreita entre destruição de habitats e perda de biodiversidade.

Lacerda frisou ainda a preocupação da instituição em relação à destruição de áreas de mangue. De acordo com o relatório, a perda de regiões de manguezais na América do Sul foi superior a 50% entre 1970 e 2003.

¿ Esse dado é extremamente preocupante porque as áreas de mangue são berçários de várias espécies ¿ diz o especialista.

A destruição de recursos naturais hoje no Brasil acompanha a média global: já consumimos aproximadamente 25% mais do que se pode repor naturalmente.