Título: CONSUMO EXCEDE EM 25% RECURSOS DO PLANETA
Autor:
Fonte: O Globo, 24/10/2006, O Mundo, p. 32

Degradação da biodiversidade é tanta que serão necessárias duas Terras para suprir demanda até 2050

GENEBRA. O homem está consumindo 25% mais recursos naturais a cada ano do que o planeta é capaz de repor. Levando-se em conta o crescimento populacional, a evolução tecnológica e o desenvolvimento econômico, até 2050 a Humanidade estará consumindo mais que o dobro da capacidade da Terra. Ou seja: seriam necessários mais de dois planetas para suprir tal demanda, segundo o relatório ¿Planeta Vivo 2006¿, do Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

Se a tendência não for controlada imediatamente, em 2050 os seres humanos estarão consumindo até 220% da capacidade biológica da Terra, o que levaria o planeta a um colapso, alerta o relatório, divulgado a cada dois anos.

Em 33 anos, populações de animais caíram em 30%

Tal consumo insustentável está levando a um declínio considerável das populações de espécies de animais, em razão da degradação ou completa destruição de seus habitats. O documento aponta que, entre 1970 e 2003, as populações de animais terrestres e aquáticos sofreram uma redução de aproximadamente 30%.

¿Essa tendência global sugere que estamos deteriorando os ecossistemas naturais a um ritmo nunca visto na História da Humanidade¿, sustenta o relatório.

Os especialistas analisaram dados referentes a 695 espécies terrestres, 274 marinhas e 344 de água doce. Em média, as populações de espécies terrestres caíram 30% nestes 33 anos, mas a queda foi muito mais acentuada nas regiões tropicais ¿ onde chegou a 55% ¿ do que nas temperadas. Isso ocorreu, segundo o documento, em razão da destruição acentuada, nessas áreas, de habitats naturais para dar lugar a áreas de cultivo e criação de gado. Tal processo ocorreu de forma mais intensa nas regiões temperadas antes da década de 50.

Entre as espécies marinhas, a redução registrada entre 1970 e 2003 foi de 25%. O relatório chama a atenção para a grande destruição de manguezais ¿ um terço de área global foi perdido entre 1980 e 2000 ¿ regiões muito importantes para a reprodução dos animais. Entre as espécies de água doce, a redução populacional foi de 30% globalmente. Os maiores responsáveis, segundo o relatório, são a pesca excessiva, a poluição e a destruição de sistemas fluviais para o abastecimento de água, entre outros fatores.

Emissões de CO2 aumentaram dez vezes

Embora a água doce para consumo e irrigação não seja considerada um bem escasso globalmente, sua distribuição pelo planeta é extremamente irregular e, em algumas regiões, a pressão é grande. De acordo com o relatório do WWF, estima-se que de 15% a 35% das captações para irrigação no mundo não sejam sustentáveis.

O documento destaca ainda as emissões de CO2, que tanto contribuem para o aquecimento global. Segundo os dados, foi um dos índices que mais cresceram, aumentando mais de dez vezes entre 1961 e 2003.