Título: APURAÇÃO SOBRE DOSSIÊ NÃO AFETA 2º MANDATO, DIZ
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 25/10/2006, O País, p. 4

Não haverá nexo político nem jurídico nessas investigações¿

BRASÍLIA. Ao afirmar que o governo não acredita que a oposição insista no radicalismo e na realização de um chamado terceiro turno da eleição, o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, rechaçou ontem qualquer possibilidade de um segundo mandato do presidente Lula vir a ser contestado por processos jurídicos envolvendo as investigações sobre o escândalo do dossiê.

Tarso disse que a legitimidade de um novo mandato estará assegurada pela vitória e não será afetada pelo resultado das investigações, seja qual for.

Para o ministro, a oposição entrará numa ¿aventura política¿ se isso ocorrer. Perguntado sobre como um segundo governo reagiria se se comprovasse que houve crime eleitoral no caso do dossiê, como uso de dinheiro da campanha presidencial para a compra do documento, e se houvesse, com base nisso, tentativa de impugnação da candidatura, Tarso foi taxativo:

¿ Será uma impugnação totalmente malsucedida, porque não terá fundamentação política nem fundamentação jurídica nem pressupostos morais. Será falida desde o começo. A Justiça não vai entender assim. Não estou antecipando resultado da investigação. Mas não haverá nexo político nem jurídico nessas investigações com o mandato. Isso sustento politicamente e juridicamente ¿ disse Tarso.

Ao ser questionado, então, sobre a declaração do próprio presidente de que, se houver comprovação de crime eleitoral, todos têm que pagar, inclusive ele, Tarso respondeu:

¿ Todos estamos sujeitos à lei. Mas qualquer investigação que seja feita, qualquer profundidade que alcance não terá nexo com a legitimidade, a legalidade do mandato do presidente. Será uma aventura política alguém tentar isso. (Cristiane Jungblut)