Título: SANGUESSUGAS: GUERRA NA CPI ENTRE PT E PSDB
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 25/10/2006, O País, p. 12
Biscaia tenta marcar sessões para depois da eleição e é criticado
BRASÍLIA. Enquanto governo e oposição travam na CPI dos Sanguessugas uma guerra tão intensa quanto a de tucanos e petistas às vésperas do segundo turno, o presidente da comissão, deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), tenta programar uma série de sessões para depois das eleições. Após chamar seus colegas de assessores do candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, Biscaia disse ontem que vai impedir a disputa eleitoral dentro da CPI e que os trabalhos prosseguirão normalmente. Ele anunciou inclusive que pretende ouvir os quatro ex-ministros da Saúde ¿ Saraiva Felipe (PMDB), Humberto Costa (PT) e os tucanos Barjas Negri e José Serra ¿ nos dias 7, 8 e 9 de novembro.
Estão marcados para o dia 31 os depoimentos dos primeiros envolvidos no escândalo do dossiê: o policial aposentado Gedimar Passos, o empresário Valdebran Padilha e o ex-chefe do serviço de inteligência da campanha do PT Jorge Lorenzetti.
¿ Continuarei fazendo tudo o que for possível para evitar a disputa eleitoral, mas parece que alguns não agem da mesma maneira ¿ disse Biscaia.
Jungmann: ¿Cinco dias para obter um relatório parcial?¿
Mas, enquanto tenta adiar as investigações sobre o dossiê contra os tucanos para depois da eleição, o petista enfrenta a reação, dentro da comissão, dos aliados de Alckmin, como o vice-presidente da CPI, Raul Jungmann (PPS-PE), do líder da minoria na Câmara, José Carlos Aleluia (PFL-BA), e do sub-relator Carlos Sampaio (PSDB-SP).
Jungmann ontem reagiu às críticas feitas por Biscaia na segunda-feira, e acusou a Polícia Federal de estar obstruindo as investigações sobre o dossiê que poderiam ser feitas pela CPI. Os oposicionistas reclamaram ontem que a comissão não recebeu os dados referentes às quebras de sigilos telefônicos e bancários dos petistas envolvidos com o dossiê. A oposição ameaça entrar na Justiça para exigir acesso às informações.
¿ Cinco dias perdidos para obter um relatório parcial? Isso é ou não é obstrução das investigações? Não existe assessor de candidato algum. Aqui só trabalham parlamentares e assessores técnicos. Dizer isso é desqualificar os parlamentares ¿ reclamou Jungmann.
Mais tarde, Biscaia rebateu dizendo que os anexos remetidos pela Justiça Federal ontem não tinham relação com a investigação do dossiê:
¿ Eu os li integralmente. São anexos com documentos apreendidos pela PF que têm mais relação com as investigações anteriores e quase nada em relação ao dossiê ¿ afirmou o presidente da CPI.