Título: PETISTAS E TUCANOS MEDEM FORÇAS EM SÃO PAULO
Autor: Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 25/10/2006, O País, p. 14

Candidatos a presidente reúnem aliados políticos para comícios em dois pontos diferentes da capital paulista

SÃO PAULO. Em lugares diferentes da cidade ¿ o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na periferia e Geraldo Alckmin no Centro ¿ os dois candidatos a presidente fazem os últimos comícios tentando juntar mais gente na platéia e aliados políticos no palanque. Lula e Alckmin disputam o maior colégio eleitoral do país (28 milhões de votantes). No primeiro turno, o tucano bateu o presidente por 3,9 milhões de votos no estado. O resultado foi 11,9 milhões a 8 milhões.

O presidente faz seu comício hoje na Capela do Socorro, periferia da Zona Sul. São esperados entre cinco mil e dez mil pessoas a partir das 19h. A escolha do bairro faz parte de uma estratégia para fechar um cinturão de campanha na capital.

¿ Escolhemos os locais em que o presidente tem potencial de crescimento eleitoral. É uma estratégia porque o presidente Lula cresce da periferia para o Centro ¿ diz um dos coordenadores do comício, o vereador Paulo Fiorillo.

Comício começa às 17h, no Vale do Anhangabaú

Os tucanos esperam um público de 30 mil a 40 mil pessoas, segundo informou um dos coordenadores da campanha, o vereador e deputado eleito José Aníbal (PSDB-SP). O comício começa às 17h, hoje, no Vale do Anhangabaú, no Centro.

¿ Estamos mobilizando militantes de todo o estado. Haverá caravanas, de ônibus e carros, saindo de cidades do interior, da periferia e da Grande São Paulo ¿ diz Aníbal.

No palanque, Alckmin quer contar com o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), o ex-presidente Fernando Henrique e o governador reeleito de Minas, Aécio Neves. Também espera o governador eleito de São Paulo, José Serra, dirigentes dos partidos aliados e líderes sindicais.

O comício de Lula pretende colocar no palanque vereadores, prefeitos e deputados petistas. Também deve contar com ministros como Tarso Genro (Relações Institucionais), Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência), Márcio Thomaz Bastos (Justiça) e Celso Amorim (Relações Exteriores). A ex-prefeita Marta Suplicy e o vice-presidente José Alencar deverão falar no comício. Os senadores Aloizio Mercadante e Eduardo Suplicy também participam.

Com os candidatos menos ativos nas campanhas, já que se preparam para o debate de sexta-feira na TV Globo, os partidos farão carreatas, caminhadas e panfletagem. Alckmin continua nas ruas até sábado, quando fará caminhada no Saara, no Rio de Janeiro. A idéia é fazer atividades múltiplas em todo o país, organizadas por comitês regionais. Em São Paulo, os tucanos fazem hoje um ¿aquecimento¿ na periferia para o comício. O local escolhido foi São Miguel Paulista, já visitado por Lula.

¿ Não diminuímos a mobilização ¿ disse Aníbal.