Título: EM DIA SEM QUÓRUM, DEPUTADOS MIRINS É QUE TRABALHAM
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 25/10/2006, O País, p. 16

Grupo de 335 crianças simula votações de três projetos de lei na Câmara

BRASÍLIA. Sem conseguir reunir pelo menos 257 deputados para fazer sessões de votação, o plenário da Câmara recebeu ontem a visita de 335 crianças, que atuaram como deputados e simularam a votação de três projetos de lei, em sessão promovida pelo Plenarinho (www.plenarinho.gov.br), site da Casa destinado a crianças. A sessão, que durou quase duas horas, contou com a presença de alguns deputados e do presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

A sessão foi presidida por Alexander Graco Moreira Teixeira, de 9 anos, que estuda em Brasília, com a ajuda do secretário-geral da Casa, Mozart Vianna.

Os estudantes simularam uma sessão, com a defesa na tribuna de projetos, apresentação de pareceres e até pedido de verificação do quórum. Cada intervenção contava com uma explicação didática, dada pelo próprio estudante, do que estava sendo feito. Estudantes tiveram seus projetos selecionados em concurso do site. Autora de projeto que prevê a realização de aulas semanais de cidadania nas escolas públicas e privadas do país, Mariana Schmidt Vieira, de 12 anos, mostrou muita desenvoltura na defesa de sua proposta.

Falando de improviso, a estudante de Florianópolis disse que a falta de conhecimento sobre cidadania e política acaba levando a atitudes irresponsáveis, como a defesa do voto nulo. Mariana defendeu ainda que os políticos que não cumprem suas promessas não devem ser reeleitos:

- É preciso, desde pequeno, saber cobrar dos nossos políticos.

Outro projeto votado simbolicamente foi elaborado por alunos de uma escola de Barra do Chapéu (SP). Trata do direito de todos a saneamento básico e proíbe a poluição de rios e mananciais com esgoto. Projeto votado nominalmente foi apresentado por Pedro Augusto Barbosa, de 9 anos, que mora em Natal (RN). A proposta garante às crianças órfãs a prioridade de matrícula nas escolas públicas.

Mozart Vianna ficou impressionado com a rapidez com que votaram as 335 crianças, sem nunca terem usado o sistema de votação eletrônica da Casa. A proposta de Pedro obteve 255 votos sim, 43 votos não e 37 abstenções. O presidente mirim conduziu a sessão sem tropeços, só se atrapalhando quando alguns colegas se levantaram, durante a segunda votação simbólica, e foi tranqüilizado por Mozart.