Título: PRIVATIZAÇÃO FACILITOU NEGÓCIO
Autor: Bruno Rosa
Fonte: O Globo, 25/10/2006, Economia, p. 27

Para analistas, questões políticas impediriam operação

A aquisição da canadense Inco pela Vale dificilmente teria ocorrido, caso a brasileira ainda estivesse nas mãos do governo. A opinião é de especialistas, que apontam questões políticas como uma das principais barreiras que impediriam o negócio bilionário anunciado ontem.

- A compra da Inco pela Vale seria provavelmente inviável, caso a mineradora brasileira não tivesse sido privatizada em 1997. Haveria muita pressão política, já que muitos iriam alegar que estaria havendo, entre outras coisas, a exportação de empregos. Além disso, os investimentos das estatais demandam muita antecedência e transparência, o que dificulta a negociação e dá mais vantagens aos concorrentes - explicou o economia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Armando Castelar.

O economista da Universidade Federal Fluminense (UFF) Claudio Considera acredita que uma operação neste valor criaria um mal-estar entre o governo e a sociedade:

- Seria um problema, com certeza. Quando a operação é feita por uma empresa privada, tudo bem, mas por uma estatal, sempre vem a pergunta "será que o preço foi justo"?. (Mirelle de França)