Título: SOCIEDADE CONDENA TRABALHO ANTES DOS 16
Autor: Cássia Almeida
Fonte: O Globo, 25/10/2006, Economia, p. 28

Ocupação infantil gera pobreza e desemprego, além de emperrar a economia, revela Ibope

Criança só deve começar a trabalhar aos 16 anos, a responsabilidade de evitar o trabalho infantil é do Estado e a população acredita que essa forma de exploração infantil provoca desemprego, pobreza e emperra a economia brasileira. Essas conclusões foram colhidas por pesquisa encomendada pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e executada pelo Ibope em dois momentos: 2004 e 2006, ouvindo 2.002 pessoas em cada ano, divulgada ontem.

- Principalmente entre os mais jovens (entre 16 e 24 anos) essa percepção de que só aos 16 anos deve-se começar a trabalhar. Nessa faixa, já se sabe o valor da qualificação no mercado de trabalho - explicou Daniela Rocha, coordenadora da Andi.

Quando se olha a população de 50 anos ou mais, a idade ideal apontada pelos entrevistados está em 15 anos. Para Daniela, falta a essa faixa etária o conhecimento da realidade do mercado atualmente.

Para 44,4% dos entrevistados, o Estado é responsável por ainda existirem mais de 5 milhões de trabalhadores entre cinco e 17 anos, conforme mostrou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/2005), do IBGE. A família aparece em segundo lugar (32,7%):

- A culpada é sempre a mãe, o pai é pouco responsabilizado por isso - diz Daniela.

E o que surpreendeu os pesquisadores foi o resultado quanto ao malabarismo praticado por adolescentes nos sinais de trânsito: 39% acham que isso não é trabalho:

- É uma ocupação que se espalhou rapidamente pelo Brasil. Talvez se acredite que é mendicância, atividade que tentamos há anos que seja considerada trabalho infantil.