Título: AIR CHINA FARÁ VÔO DIRETO PARA SP A PARTIR DE 10 DE DEZEMBRO
Autor: Gilberto Scofield Jr.
Fonte: O Globo, 25/10/2006, Economia, p. 30

Rota é a 1ª para a América Latina de uma empresa chinesa

PEQUIM. A companhia aérea estatal Air China vai iniciar vôos diretos duas vezes por semana entre Pequim e São Paulo, com escala em Madri, a partir de 10 de dezembro, informou o jornal "Beijing Youth Daily". Segundo a reportagem, trata-se da primeira rota direta da China para a América Latina de uma companhia aérea chinesa, e o trajeto será feito usando Boeings 767.

A empresa justifica o investimento dizendo que o movimento de turistas e executivos em viagens de negócios entre os dois países vem aumentando rapidamente a cada ano.

Decisão atrapalhou planos da Varig

A decisão da Air China acaba atropelando os planos da Varig - que atravessa sua maior crise financeira - de iniciar vôos em parceira com a estatal chinesa através de Munique, na Alemanha. Era a empresa aérea brasileira mais avançada na negociação com o governo chinês para uma rota entre os dois países.

- A crise na empresa nos atrapalhou, mas ainda não desistimos - afirmou o diretor da Varig em Pequim, Cesar Yu.

Hoje, com a redução nas rotas internacionais da Varig, os brasileiros que pretendem ir para a China via Europa contam apenas com os vôos regulares das maiores operadoras européias, como Air France, KLM, Lufthansa e British Airways, todas autorizadas a voar diretamente para a capital chinesa.

Brasil e China têm acordo para abrir mercados no setor

Para especialistas do setor, o governo chinês tomou uma decisão estratégica ao colocar seus aviões ligando o país que mais cresce na Ásia com a maior economia da América do Sul. Afinal, os governos de Brasil e China já haviam concordado em abrir seus mercados para uma empresa de cada país.

A crise da Varig, entretanto, deixou o mercado de aviação brasileiro em desvantagem, pois ainda não há companhia aérea nacional preparada para competir com europeus, americanos e, agora, chineses, no transporte aéreo de passageiros entre Brasil e China.