Título: RECONHEÇO QUE ERRAMOS¿
Autor: Ricardo Galhardo e Plinio Teodoro
Fonte: O Globo, 26/10/2006, O País, p. 3

Lula encerra campanha com euforia e diz que, mesmo com erros, fez mais que tucanos

Em clima de euforia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, fez ontem à noite seu último comício no Largo São José, em Capela do Socorro, Zona Sul da capital paulista. Em um discurso exaltado, Lula afirmou não ter dúvidas de que vai ganhar a eleição, citando pesquisa segundo a qual seu governo foi o melhor avaliado nos últimos 15 anos. E fez um mea culpa dos erros cometidos durante os quatro anos do seu primeiro governo.

¿ Humildemente, sei que nós estamos longe de fazer o partido que a gente quer. Humildemente, reconheço que nós erramos. Humildemente, reconheço que nós fizemos coisas erradas. Mas com tudo de errado que nós fizemos, o país melhorou muito. Fizemos muito mais do que nos oito anos deles ¿ disse Lula, ovacionado pelo público.

Com direito a ¿parabéns para você¿, puxado pela sambista Lecy Brandão, já que Lula comemora 61 anos amanhã, e com queima de fogos, Lula disse acreditar que vai vencer a eleição.

¿ Não tenho dúvida que iremos ganhar as eleições no próximo domingo. Iremos ganhar porque a maioria do povo brasileiro entendeu que houve melhora. Peguem a pesquisa do Datafolha de hoje. Não a pesquisa para presidente da República, mas a pesquisa de avaliação do governo. É a melhor avaliação do governo dos últimos 15 anos ¿ disse Lula.

O presidente-candidato criticou duramente a atitude da imprensa durante os quatro anos de seu governo.

¿ Pode a gente apanhar quatro anos da imprensa, quatro anos em que as coisas boas que fazíamos não apareciam nos jornais. E as coisas ruins apareciam em letras garrafais.

O petista disse que as pesquisas de intenção de voto surpreenderam a oposição, que esperava ganhar a eleição e que ele sangrasse:

¿ Eles se assustaram com a primeira pesquisa, quando eu apareci na frente. Não entendiam, porque queriam derrotar o Lula, ver o Lula sangrar. Diziam que o Lula ia chegar à eleição sem possibilidade de concorrer. Qual não foi a surpresa deles, porque não só cheguei ao primeiro lugar e só não ganhei no primeiro turno vocês sabem porque.

O presidente disse que agradecia a Deus pelo segundo turno.

¿ O segundo turno foi uma benção, porque permitiu a comparação entre os dois projetos. Agradeço ao Senhor que tenha havido o segundo turno. Foi uma benção para mostrar as diferenças entre eu e o outro candidato.

Com o palanque repleto de ministros, Lula criticou Alckmin.

¿ Ele quer vender até o avião presidencial. Deve ter alguém que quer alugar para ele (um avião) e fazer a transferência porque é só isso que ele sabe fazer.

Ao comentar o debate de amanhã na TV Globo, ironizou seu adversário.

¿ Não sei se nosso adversário vai estar calmo ou não vai estar calmo. Às vezes ele me provoca para ver se fico nervoso, mas educação a gente não aprende na escola. A gente aprende com a mãe e o pai da gente.

Lula chegou ao comício por volta das 20h e foi recebido por cerca de 20 mil pessoas, segundo a coordenação da campanha, e 6 mil pessoas, segundo a PM.

Antes da chegada do presidente, o clima de ¿já ganhou¿ tomava conta dos discursos:

¿ É maravilhoso ver a militância petista aqui do palanque. Homens e mulheres conscientes, que querem um país melhor. Lula é uma conquista do povo brasileiro ¿ discursou o deputado reeleito Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Do palanque, o apresentador Luiz Turco ironizava o comício realizado momentos antes pelo candidato tucano, Geraldo Alckmin:

¿ Essa é a nossa resposta. Vamos mostrar a força do povo do povo.