Título: PRESIDENTE SERÁ CONHECIDO ATÉ 22H DE DOMINGO
Autor: Carolina Brígido e Raquel Miura
Fonte: O Globo, 26/10/2006, O País, p. 5

TSE estima que tempo médio de votação cairá de 40 para 20 segundos

BRASÍLIA. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estima que, até as 22h de domingo, 90% dos votos para presidente da República estejam totalizados e divulgados. Se a disputa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o tucano Geraldo Alckmin não estiver muito acirrada, como foi no primeiro turno, será possível saber quem é o vitorioso três ou quatro horas após o fim da votação.

Com apenas dois candidatos à Presidência e aos governos em dez estados, o tempo médio de votação cairá para 20 segundos, contra 40 segundos no primeiro turno, quando estavam em disputa cinco cargos.

No primeiro turno, o TSE estimava que a totalização de 90% dos votos ocorreria até meia-noite, mas o boletim das 21h45m já trazia esse percentual. O secretário de tecnologia da informação do tribunal, Giuseppe Dutra Janino, lembra que, apesar da redução do número de candidatos, a influência no tempo de totalização dos votos é pequena, já que o número de seções e eleitores permanece o mesmo:

¿ O processo informatizado é o mesmo, embora haja menos candidatos. Deve haver é menos fila. Nossa expectativa é de que na maioria das seções as votações sejam encerradas às 17h.

Os 125, 9 milhões de eleitores votarão em 380.945 seções eleitorais. Serão 361.431 urnas ativas e 71 mil reservas, espalhadas em diferentes áreas. O custo estimado pelo TSE para estas eleições é de R$600 milhões.

Os eleitores que, por algum motivo, não puderam votar no primeiro turno podem votar normalmente domingo. O título eleitoral só é cancelado depois que o eleitor deixa de votar por três vezes consecutivas. Para votar, é necessário levar o título eleitoral ou um documento de identificação com foto.

Hoje é o último dia para a realização de comícios e reuniões públicas. De acordo com a legislação eleitoral, essas práticas ficam proibidas de amanhã até o dia da votação. As carreatas e os anúncios com alto-falante são permitidos até sábado.

A legislação determina ainda que o horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio seja veiculado até amanhã. É também amanhã o último dia para que as emissoras de televisão e de rádio realizem debates entre os concorrentes ¿ seja para a disputa aos governos ou ao Palácio do Planalto. Também na sexta-feira acaba o prazo para a divulgação de propaganda eleitoral paga na imprensa escrita.