Título: CPI PEDIRÁ INDICIAMENTO DE `ALOPRADOS¿
Autor: Chico de Gois
Fonte: O Globo, 26/10/2006, O País, p. 8

BRASÍLIA. A CPI dos Sanguessugas deve pedir o indiciamento de pelo menos quatro dos sete petistas investigados pela tentativa de compra do dossiê. Para o presidente da CPI, deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), a PF já tem elementos suficientes para responsabilizar o ex-chefe do serviço de inteligência do PT Jorge Lorenzetti; o ex-diretor do Banco do Brasil Expedito Veloso; o ex-secretário do Ministério do Trabalho Osvaldo Bargas; e Hamilton Lacerda, ex-assessor do senador Aloizio Mercadante.

¿ A Polícia Federal já antecipou o possível indiciamento e acredito que a CPI deve chegar à mesma conclusão no relatório final ¿ afirmou Biscaia.

Para ele, os quatro devem ser indiciados por obstruir a Justiça e por crimes previstos na Lei do Colarinho Branco. Segundo o relatório preliminar da PF ¿Jorge Lorenzetti, pelo que se sabe até o momento, foi a pessoa que articulou no âmbito nacional a compra do dossiê¿.

Segundo Biscaia, o relatório deve sugerir o indiciamento dos quatro e de mais quem tiver autorizado a operação.

¿ A responsabilidade pela conduta criminosa já está confirmada no que diz respeito a Lorenzetti, Bargas, Expedito e Hamilton. Agora é ver ser houve mais alguém acima que tenha autorizado ¿ disse ele.

O presidente da CPI acredita que a PF deve indiciar os petistas depois da eleição. Embora tenha certeza de que a origem do R$1,7 milhão seja ilícita, Biscaia acha muito difícil descobrir de onde veio o dinheiro:

¿ A origem do dinheiro é muito difícil de ser identificada. A não ser que um deles resolva contar.

Até agora, o único indiciado no inquérito da PF sobre o caso foi Gedimar por ocultação de documento público.

Ontem, em mais um lance na batalha entre governo e oposição dentro da CPI, o vice-presidente da comissão, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), apresentou requerimento à CPI solicitando que ele e os sub-relatores tenham acesso a todos os documentos sobre a investigação.

A oposição tem se queixado da falta de colaboração da PF com a CPI e acabou sendo criticada por Biscaia esta semana. O petista acusou os parlamentares que apóiam o tucano Geraldo Alckmin de estarem atuando na CPI como seus assessores parlamentares.

¿ Quero regras claras para trabalhar e que a gente não fique dependendo dos humores circunstanciais ¿ reclamou Jungmann.

Para ele, as informações-chave da investigação sobre o dossiê estão sendo sonegadas e subtraídas da CPI.

¿ A CPI está sendo desrespeitada.