Título: TUCANO CANCELA EVENTO NO PR AO SER AMEAÇADO POR ALIADOS DE REQUIÃO
Autor: Ana Paula de Carvalho e Valmir Lima
Fonte: O Globo, 26/10/2006, O País, p. 12

Militantes de PMDB e PT planejavam jogar ovos em Serra e Beto Richa

CURITIBA. Em campanha ontem no Paraná para Geraldo Alckmin (PSDB) e Osmar Dias (PDT), o prefeito eleito de São Paulo, José Serra, escapou de um protesto de partidário do governador Roberto Requião (PMDB), que planejavam jogar ovos no tucano. De manhã, Serra participou de caminhada com o prefeito licenciado de Curitiba, Beto Richa, e depois iria a outro evento no bairro do Pinheirinho, em Curitiba.

As provocações de peemedebistas e petistas começaram em São José dos Pinhais. Mas Serra, temendo o acirramento, retornou a São Paulo. Beto Richa teve de ficar num edifício até os militantes, de ovos em punho, saírem da porta do local onde ele estava. O evento acabou sendo cancelado depois que os militantes de Osmar Dias foram atacados com ovos jogados de carros de som da campanha de Requião.

¿ Eles foram muito agressivos e provocaram o pânico na multidão com a saraivada de ovos, bombinhas e rojões. Ficaram sabendo que tínhamos essa agenda com o Serra e tentaram tumultuar o evento. Na semana passada quando veio a Curitiba e hoje (ontem) em São José dos Pinhais, ele foi muito bem recebido pela população. Parei na frente de um posto e foi uma chuva de ovos. Temos tudo documentado ¿ disse Richa, que promete acionar judicialmente a campanha de Requião.

Aliança de Requião com Lula causa constrangimento

Mas o clima não está quente só do lado do pedetista Osmar Dias, que está 5% atrás de Requião na última pesquisa Datafolha ¿ 50% contra 45%. A aliança de Requião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, provocou constrangimentos e afastou da campanha o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), relator da CPI dos Correios que pediu o indiciamento de ex-ministros e parlamentares envolvidos no escândalo do mensalão.

Serraglio disse que foi voto vencido no diretório do PMDB e considera que Requião pode perder votos com esse apoio ao petista. Ele conta que os coordenadores da campanha pediram que ele não se manifestasse sobre a aliança com Lula. Irritado, o ex-relator deixou a campanha de Requião e foi para Umuarama, sua cidade. E mantém o voto para Geraldo Alckmin.

¿ Já que não querem que eu me manifeste, preferi ir para o isolamento. Com esse apoio o Requião vai perder o voto dos que, como eu, continuam escandalizados com tantos escândalos de corrupção ¿ desabafou Serraglio.

No sábado, quando Lula fez comício em Curitiba e pediu votos para Requião, o governador licenciado foi fazer campanha no interior do estado. Em seu programa, Osmar Dias fez um esquete com a pergunta: ¿Requião, cadê você? Espertinho ele, não?¿.

¿ Como a eleição está muito apertada, esse apoio do Lula pode definir o resultado, por isso o Requião está tão cauteloso ¿ observou o deputado Gustavo Fruet (PSDB).