Título: FROSSARD DIVULGA DOAÇÕES, MAS SEM OS VALORES
Autor: Cássio Bruno e Cláudia Lamego
Fonte: O Globo, 26/10/2006, O País, p. 13
Cabral diz que cumprirá a lei que permite candidatos declararem os colaboradores até 30 dias após a eleição
A candidata do PPS ao governo do Rio, Denise Frossard, divulgou ontem em seu site a relação dos doadores de sua campanha, sem, no entanto, declarar os valores doados por cada um. Em entrevista ao GLOBO, publicada no último domingo, Frossard disse que seria ¿um desrespeito ao Judiciário¿ divulgar a lista antes do Tribunal Regional Eleitoral. Mas mudou de idéia.
¿ Como chegamos no final da campanha e o TRE não divulgou, acho muito importante que as pessoas saibam antes do segundo turno. Então, abri da minha parte aqueles que me honraram com doações ¿ justificou Frossard.
Na lista de Frossard, há cinco empreiteiras, entre elas a Construtora OAS, a Carvalho Hosken e a Norberto Odebrecht. O Itaú foi o único banco a doar para a candidata do PPS. Constam ainda da relação 15 pessoas físicas, o deputado estadual eleito Comte Bittencourt (PPS), além da Gerdau, da Klabin e da Cia. Brasileira de Petróleo Ipiranga.
Segundo a assessoria de imprensa do TRE, os candidatos que passaram para o segundo turno têm até 30 dias depois do pleito do próximo domingo para entregar suas declarações. Os que só participaram do primeiro turno ¿ como eleitos ou derrotados ¿ têm até o dia 31 de outubro.
O responsável pelo controle interno do TRE, Ronaldo Barreto e a responsável pela secretaria judiciária, Lourdes Palmieri, informaram que até ontem não chegou ao TRE qualquer documentação de campanha da candidata.
O adversário de Frossard, Sérgio Cabral (PMDB), disse que divulgará seus doadores até o prazo permitido. Ele ironizou a atitude da ex-juíza:
¿ Vou cumprir a lei. Por que ela não declarou os valores? ¿ indagou ele.
Cabral diz que aceita construir presídio federal
Ontem, Cabral participou de uma entrevista na TV e disse que aceitaria um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para construir um presídio federal no estado. Mais tarde, o senador explicou que já existe um projeto:
¿ Há um investimento em curso entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública e o governo do estado.
O governo do estado informou que a Penitenciária Bangu VI será inaugurada em 15 dias com recursos apenas do estado. As obras da Penitenciária e da casa de custódia (que funcionará no mesmo complexo), iniciadas em abril, foram retomadas depois de quatro anos. A União repassou verba de R$17,5 milhões para a obra, que foi paralisada em 2002. Em abril, o governo do estado liberou o mesmo valor e retomou a construção.
Cabral revelou ainda já estar pensando na formação de seu secretariado.
¿ Nomes entram e saem da minha cabeça. Mas a escolha não será no dia seguinte da eleição ¿ disse ele, que se encontrou com o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, num congresso da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (ABAV), no Riocentro.
A pesquisa Ibope/TV Globo, divulgada ontem, mostra uma ligeira oscilação na posição dos dois candidatos à sucessão estadual. Cabral caiu um ponto percentual, dentro da margem de erro, em relação à última pesquisa. Consolidando a posição de favorito, o peemedebista pontuou 59%, contra 31% de Frossard, que cresceu um ponto percentual.
Os dados divulgados apontam 3% de eleitores indecisos. Ao todo, 6% votariam em branco ou nulo, caso as eleições fossem hoje. Considerando apenas os votos válidos ¿ que descartam os nulos, brancos e indecisos ¿, Cabral teve 66%. A intenção de votos em Frossard foi de 34%.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 43 municípios entre os dias 22 e 24 de outubro. A pesquisa (78989/2006) está registrada no TRE.