Título: QUERO CONFESSAR O AUMENTO DA CARGA TRIBUTÁRIA¿
Autor: Patricia Duarte
Fonte: O Globo, 26/10/2006, Economia, p. 27

SÃO PAULO. Antes de prometer aos empresários no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) a redução da carga tributária das empresas, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu, em tom de confissão, que o governo, ao contrário das promessas feitas pelo presidente Lula, aumentou o peso dos impostos para as empresas e os importadores.

¿ Quero confessar em público que houve aumento da carga tributária ¿ disse Mantega, durante sua palestra sobre a visão do governo para os cenários econômicos do Brasil.

Segundo o ministro, houve um incremento de 0,8% do PIB na arrecadação do PIS/Cofins incidente sobre os produtos importados, e de 0,08%, também do PIB, para a indústria nacional em geral ¿ que acabaram sendo repassados para o consumidor no varejo. Mantega justificou o aumento do PIS/Cofins dizendo que a alteração na alíquota foi necessária para equilibrar os valores dos produtos produzidos aqui com os importados.

Em seguida, em uma tentativa de minimizar a ¿confissão¿, o ministro da Fazenda afirmou que o governo já fez várias desonerações que teriam compensado aquele aumento no PIS/Cofins. Ele citou a redução de taxas sobre produtos da cesta básica, de itens de informática e da construção civil. Segundo ele, todo o pacote de diminuição de impostos do governo Lula resultou em uma renúncia fiscal de cerca de R$23 bilhões.

Mantega desconversou sobre sua continuidade à frente do Ministério da Fazenda num eventual segundo mandato do governo Lula, apesar de todo o esforço que tem feito para defender a política econômica que herdou de seu antecessor, Antonio Palocci. Disse que a política econômica não é do ministro, mas do presidente Lula, que, se reeleito, pretende fazer ¿florescer¿ a política ¿social-desenvolvimentista¿.

¿ Os ministros são trocáveis. Colocar a questão de ocupação de cargo às vésperas da eleição dá até azar ¿ disse o ministro. (Lino Rodrigues)