Título: PL E PRONA CRIAM PARTIDO DA REPÚBLICA
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 27/10/2006, O País, p. 16

PPS, PMN e PHS também anunciam fusão para vencer cláusula de barreira

BRASÍLIA. A fusão entre PL e Prona foi acertada ontem e os partidos encaminharão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até terça-feira, os documentos para criar a nova legenda, batizada de Partido da República. O deputado paulista Enéas Carneiro, fundador do Prona, não escondeu os motivos que o levaram a aceitar a fusão com um partido que tem integrantes envolvidos nos escândalos do mensalão e dos sanguessuga: 18 inserções de 30 segundos por semestre na propaganda partidária do rádio e da TV, das 80 a que o PL tem direito.

- Fui procurado há cerca de uma semana por Valdemar Costa Neto (ex-deputado que renunciou ao mandato para escapar do processo de cassação por envolvimento no esquema do mensalão) para integrar o novo partido - disse Enéas.

Ele será vice-presidente do novo partido, que terá na presidência o maranhense Sérgio Tamer (atual secretário-geral do PL). O PR terá 25 deputados e três senadores. Com a fusão, os dois partidos cumprem as exigências da cláusula de barreira (alcançam 5,43% dos votos nacionais) e terão direito a Fundo Partidário, tempo na TV e no rádio, liderança e cargos comissionados na Câmara.

No partido deve integrar base do governo Lula

O atual líder do PL, deputado Luciano Castro (RR), confirmou que a base principal do acordo com Enéas foi o tempo de TV. Tamer e Castro informaram que a tendência é que o PR continue integrando a base do governo, se o presidente Lula for reeleito, e avisaram que irão pleitear um ministério no novo mandato.

- Quem pertence à base aliada deve ter participação no governo - afirmou Castro.

Também foi anunciada ontem a fusão de PPS, PMN e PHS para superação da cláusula de barreira. O novo partido deverá se chamar Partido da Mobilização Democrática e terá 27 deputados federais e um senador. O PV, segundo o líder na Câmara, Jovino Cândido (SP), reunirá sua executiva nacional na próxima semana para decidir se irá se fundir com outras legendas para superar a cláusula de barreira.