Título: LULA ADMITE TER CRIADO POUCO EMPREGO, MAS DIZ QUE FOI MAIS DO QUE TUCANOS
Autor: Paula Autran, Maia Menezes e Bernardo Mello Franco
Fonte: O Globo, 28/10/2006, O País, p. 4

Discussão sobre questões econômicas domina o segundo bloco do debate

Perguntado sobre desemprego por uma eleitora do Rio que disse conhecer no mínimo seis pessoas desempregadas, entre elas seu irmão, que tem três filhos para criar, o petista Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou para apregoar os 7,5 milhões de empregos que teriam sido gerados em sua administração. Mas admitiu que o número ainda é pequeno:

¿ A economia brasileira está preparada para crescer e gerar empregos. Já geramos 7,5 milhões. É pouco, mas é muito mais do que foi gerado nos últimos 20 anos ¿ disse Lula, acrescentando que setores como a construção civil estavam ¿atrofiados¿ nas últimas duas décadas.

¿O Serra está ali, pergunta para ele¿

Provocado pelo adversário Geraldo Alckmin (PSDB), que disse que o Brasil está perdendo oportunidades e está crescendo menos do que o Paraguai e a Bolívia, Lula chegou a convocar o governador eleito de São Paulo, José Serra, para o debate:

¿ O Serra está ali, pergunta para ele. O Brasil foi quebrada duas vezes. Nós recuperamos ¿ afirmou Lula, acrescentando que o país está exportando mais, diminuiu juros e aumentou o salário mínimo

¿ A realidade não é esta. O Brasil teve no governo Lula um recorde de carga de impostos e a maior taxa de juros do mundo. Ele compara com o governo anterior, que foi melhor que o dele que teve desemprego e corrupção ¿ rebateu Alckmin.

A pergunta seguinte gerou um momento de tensão entre os candidatos. Alckmin acusou Lula de privatizar a Amazônia, ao comentar a iniciativa do governo de entregar trechos da floresta para a iniciativa privada desenvolver planos de manejo.

¿ A lei permite concessões a empresas brasileiras e estrangeiras por trinta anos renováveis por mais trinta. É quase a privatização da Amazônia. Se hoje não tem fiscal suficiente, imagina quando entregar para a iniciativa privada ¿ afirmou o tucano.

Demonstrando irritação, Lula virou-se para alckmin e, gesticulando muito, negou que vá privatizar a Amazônia:

¿ Você devia ter conversado com o Arthur Virgílio (líder do PSDB no Senado). Essa lei foi aprovada para terminar com a grilagem na floresta. Você fala que vai ser privatizado, mas não, é concessão. Essa pessoa vai ser fiscalizada e vai ter que cuidar de tirar uma árvore e plantar outra.