Título: LULA FALA COMO ELEITO E PEDE PACTO PELO BRASIL
Autor: Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 28/10/2006, O País, p. 12
Candidatos encerram programas na TV com apelos à emoção, elogios à democracia e promessas de futuro melhor
No último programa eleitoral do horário gratuito, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva falou como presidente eleito do Brasil. Emoldurado por um céu de tons impressionistas num campo, Lula acenou com um pacto politico, afirmou ter base sólida no Congresso e capacidade para formar uma nova equipe.
¿ É preciso ficar claro que a disputa eleitoral acaba domingo. E depois disso só interessa a vitória do Brasil.
O petista não deixou de tocar nos escândalos de corrupção:
¿ Caso eu seja reeleito, saberei melhorar o que está cero, corrigir o que está errado e fazer o que falta. Mais que nunca exigirei a punição dos erros e saberei, antes de tudo, evitar que aconteçam.
O programa de Lula reforçou a idéia de que ele é o presidente que pode unir o país, repetindo as cenas usadas no encerramento do primeiro turno, com pessoas de todas as raças e idades de mãos dadas.
¿ O Brasil não se partiu em dois. Não houve a separação traumática entre regiões, como previram alguns mais apressados. A democracia é sólida e sabemos absorver conflitos.
Além de Lula, a estrela do programa final foi o escritor Paulo Coelho, que declarou apoio ao candidato e lhe desejou feliz aniversário:
¿ Nesses quatro anos, o Brasil passou por provas necessárias e saiu fortalecido. O povo compreendeu perfeitamente isso e no domingo, estaremos votando por mais quatro anos de fé, esperança e realizações.
Lula ainda recebeu crianças vestidas de branco com um bolo de aniversário salpicado de estrelas verdes e amarelas.
O programa do tucano Geraldo Alckmin tentou apelar aos valores da classe média, seu eleitorado mais fiel. Depois de apresentar seu currículo mais uma vez, Alckmin apareceu com a família completa: dona Lu e os filhos Geraldo, Sophia e Thomaz.
¿ O Geraldo é um pai maravilhoso, um marido excelente, um amigo, um avô muito querido ¿ disse Lu.
Alckmin disse que fizera sua parte, apresentado seus valores e propostas:
¿ Agora é com você. Peço seu voto.Quero ser presidente para dar ao seu filho oportunidades ¿ disse. ¿ Quero construir um Brasil de esperança e isso não se constrói com escândalos e com mentiras, mas com o cimento da seriedade.
O tucano também apresentou uma colagem de cenas de apelo emocional. Diante de uma flamejante bandeira do Brasil, desfilavam pessoas representando a mistura de raças do país. Alckmin conclui:
¿ Estou pronto. Quero ser o presidente das oportunidades, E não vai ser agora, depois de 30 anos de vida pública que vou deixar de fazer o que fiz a vida inteira, cuidar de gente.