Título: LULA DIZ ACREDITAR QUE NÃO HAVERÁ `GOLPE BAIXO¿
Autor: Crstiane Jungblut
Fonte: O Globo, 28/10/2006, O País, p. 12B

Petistas armaram tenda em frente ao Alvorada para comemorar os 61 anos do presidente em festa organizada pelo PT

BRASÍLIA. Na primeira comemoração de seu aniversário de 61 anos ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi rodeado de militantes petistas logo às 8h, quando cortou um bolo e soprou velinhas. Para o parabéns eleitoral, organizado pelo comitê da campanha da reeleição, uma tenda foi montada em frente ao Palácio da Alvorada. Lula disse não esperar nenhum ¿fato novo ou golpe baixo¿ que possa mudar até amanhã sua situação na campanha, com vantagem consolidada.

Sem citar o escândalo da tentativa de compra pelo PT do dossiê contra tucanos, Lula disse que o povo brasileiro amadureceu e não se deixará manipular. De presente, disse que quer ter saúde, mas, diante das perguntas, não resistiu e admitiu que ficaria grato se fosse presenteado com a reeleição.

¿ Não há espaço para isso (golpe baixo). O povo brasileiro está consciente do que está acontecendo na política nacional. Não precisa ninguém dizer o que está acontecendo. As coisas vão ficando claras e as pessoas vão percebendo o que é verdade e o que não é. O povo amadureceu muito. Recebo cartas de pessoas muito humildes e o conteúdo político dessas cartas é de uma força tão grande que não acho que essas pessoas possam ser manipuladas ¿ disse Lula.

Bem-humorado, Lula repete Fernando Henrique

Bem-humorado, o presidente reeditou até uma das frases prediletas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso:

¿ O Brasil está no rumo certo. Agora, é trabalhar cada vez mais.

Perguntado sobre o que queria ganhar de presente, disse:

¿ Peço a Deus saúde. Se me der saúde, o resto a gente conquista. A gente conquista as vitórias que precisamos conquistar, a gente consegue ultrapassar as barreiras que parecem intransponíveis.

Indagado, respondeu:

¿ Ficarei eternamente grato se o povo brasileiro, mais uma vez, for generoso e me der seu voto de confiança.

Mas foi cauteloso diante da pergunta se já estava ¿com a mão na taça¿, afirmando que é preciso esperar o fim da votação. Lula se disse surpreso com a festa, apesar de a comemoração ter sido organizada pelo PT de Brasília e ter sido divulgada até na agenda de campanha. O presidente disse que nunca imaginou chegar aos 61 anos e que agora quer chegar aos 80, 90 anos, citando personalidades como Oscar Niemeyer e dona Canô, mãe de Caetano Veloso.

¿ Será que Deus vai me permitir chegar lá?

Em meio a gritos e aplausos, Lula cortou um bolo de dez quilos, soprou as velinhas e deu a primeira fatia à primeira-dama Marisa Letícia, de quem ganhou um pedaço na boca. E, simbolicamente, comeu uma das estrelas do PT que enfeitavam o bolo.

Por volta das 8h30m, cercado de assessores, o presidente veio a pé do Palácio da Alvorada até a rua, onde foi montado um esquema de cercas para que ele pudesse cumprimentar os militantes. Lula ficou na festinha por quase uma hora. Os militantes receberam cartão com a foto da campanha onde se podia ler ¿Parabéns, Lula¿ e um poema de Gilberto Freyre.

O trânsito em frente ao Alvorada foi fechado, com o estacionamento liberado para os militantes. No local, eram vendidas camisetas e bandeiras do PT a R$10.