Título: TRIBUNA DO SENADO TEM `SESSÃO MALHAÇÃO¿
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 28/10/2006, O País, p. 16

Heráclito Fortes e Arthur Virgílio atacam Lula

BRASÍLIA Únicos a participar da sessão plenária do Senado ontem, os senadores da oposição Heráclito Fortes (PFL-PI) e Arthur Virgílio (PSDB-AM) revezaram-se, da tribuna, nos ataques ao presidente Lula. Admitindo a provável derrota do candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, Virgílio disse que respeitará o resultado das urnas, mas que não passará uma esponja nas denúncias contra o governo e o chamou de Luiz Inácio Lula ¿Crise¿ da Silva.

De 9h30m às 11h, os dois senadores utilizaram livremente a tribuna para atacar o governo e Lula. O senador José Jorge (PFL-PE), candidato a vice de Alckmin, também presente, apenas ouviu parte dos discursos.

Enquanto Heráclito presidia a sessão, Virgílio lia e interpretava as diferentes manchetes e títulos de reportagens dos jornais de ontem. Depois, trocaram de posição. Segundo o tucano, algo estranho acontece no país porque os jornais noticiam a ampla vantagem de Lula, segundo as últimas pesquisas, mas também mostram a fragilidade do governo.

Virgílio chamou Lula de ¿contradição ambulante¿. Para que Heráclito pudesse discursar da tribuna, o tucano assumiu a presidência da sessão, esvaziada por ser uma sexta-feira.

Depois de destacar os vários escândalos que pesam contra o PT e Lula, e criticar a briga de petistas por espaço no novo Ministério, Heráclito ironizou a festa de aniversário de 61 anos oferecida ao presidente, de manhã, no Palácio da Alvorada. Disse que, ¿por não ser radical¿, parabenizava Lula.

¿ O aniversário foi comemorado no Alvorada, segundo a imprensa, eivado de puxa-sacos, com um bolo de dez quilos. Espero que esse bolo seja bem digerido ¿ disse o pefelista, ironizando também a audiência de Lula com catadores de lixo, no início da semana: ¿ Ele tem de ter a solidariedade e a compreensão dos catadores de lixo, porque a tarefa dele até o dia 31, de fazer limpeza na sujeira existente no Palácio, do seu governo, é grande. Só espero que esses humildes brasileiros que trabalharão, evidentemente, catando essa porcariada toda sejam mais fiéis a ele do que foram os amigos de 30 anos.