Título: JADER VIRA ALVO NO DEBATE NO PARÁ
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 28/10/2006, O País, p. 27

Apoio de deputado foi a tônica do embate entre Ana Júlia e Almir Gabriel

BELÉM. Apesar de não ser candidato, o deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA) transformou-se num dos principais assuntos do debate de anteontem à noite promovido pela TV Liberal, afiliada da Rede Globo, entre Almir Gabriel (PSDB) e Ana Júlia Carepa (PT), candidatos ao governo do Pará. O tucano leu um trecho de um discurso feito por Ana Júlia, quando era deputada federal, no qual ela dizia que Jader ¿amealhou uma fortuna¿ que seria a maior do Pará e uma das maiores do país. Ele perguntou se Ana Júlia mantinha sua opinião em relação ao peemedebista, que hoje é seu maior padrinho. O clima no debate ficou tenso.

¿ Será que ele esqueceu que começou na política pelas mãos de Jader? ¿ respondeu Ana Júlia, lembrando que Almir Gabriel foi secretário da Saúde e prefeito biônico de Belém indicado pelo peemedebista:

¿ Até outro dia, o Jader esteve do outro lado.

Gabriel rebateu:

¿ Não tem baixaria. Só quero saber se a senhora mantém o que disse. A senhora falou horrores de Jader Barbalho e agora ele é seu aliado.

Irritada, Ana Júlia lembrou que na eleição passada o governador tucano Simão Jatene (PA), aliado de Gabriel, foi pedir apoio a Jader.

¿ Nas últimas eleições Jatene foi três vezes até a casa de Jader procurá-lo para pedir apoio e só ganhou as eleições graças ao PMDB, que fez parte do início do seu governo ¿ disse a petista, sem responder diretamente a respeito de sua opinião anterior sobre Jader.

Em 2001, Jader renunciou ao mandato de senador depois de uma acirrada disputa política com o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e de ser acusado de desviar recursos do Banpará.

Durante quase todo o debate, os candidatos trocaram mais acusações do que discutiram propostas. Desde o primeiro bloco o clima esquentou entre os dois. Ana Júlia mostrou um trecho de uma biografia de Gabriel em que ele sugeria a troca da capital, de Belém para a cidade de Belo Monte, e chamou a proposta de ridícula.

Ele negou que fosse mudar a capital e disse que essa era uma proposta de longo prazo para 40 anos ou mais.

¿ A senhora não entendeu o que leu. Ler é algo muito importante ¿ ironizou Gabriel.

O clima tenso do debate também tomou conta dos militantes tucanos e petistas que estavam em frente à TV Liberal. Por muito pouco não houve pancadaria. Foi preciso que a Polícia Militar fizesse um cordão de isolamento para evitar o confronto entre as torcidas dos partidos. O Batalhão de Choque e até a cavalaria da Polícia Militar foram chamados para controlar a situação.