Título: POUCAS PROPOSTAS E MUITOS ATAQUES NO DEBATE DO RN
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 28/10/2006, O País, p. 28
Wilma de Faria e Garibaldi Alves trocaram acusações
NATAL. Os candidatos a governador do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria (PSB), que tenta a reeleição, e o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), fizeram anteontem na Inter TV Cabugi, afiliada da Rede Globo, um debate com poucas propostas de governo e muitas acusações. O debate começou com o candidato do PMDB perguntando à governadora sobre o relatório da Controladoria Geral do Estado sobre o desvio de R$ 2 milhões da Fundação José Augusto, vinculada ao governo, que cuida da área de cultura.
¿ Não sei se isso a constrange ¿ disse o senador.
A governadora respondeu que não se sentia constrangida e que o caso já foi encaminhado para Justiça. O pagamento de cachês para bandas e grupos musicais ficou conhecido como o escândalo do ¿foliaduto¿.
Candidatos estiveram no governo nos últimos 12 anos
Faltaram propostas dos candidatos. Os dois ficaram na comparação do que fizeram no governo nos últimos 12 anos, dois mandatos de Garibaldi Alves (1994 a 2002) e um de Faria, que foi também, por duas vezes, prefeita de Natal.
A governadora voltou a citar a Cosern, companhia energética do estado, privatizada no primeiro governo do senador, acusando Alves de não prestar contas da aplicação do dinheiro.
Alves se defendeu dizendo que Wilma, à época prefeita de Natal, era sua aliada e foi beneficiada com recursos da venda da Cosern para obras. Alves disse que a Cosern era deficitária e não recolhia ICMs, mas hoje arrecada mais de R$154 milhões anuais do imposto.
¿ O que a senhora está fazendo com esse dinheiro? ¿ indagou o senador, que tem apoio do senador José Agripino (PFL), ex-adversário da família Alves.
A governadora perguntou se o senador privatizará também a Caern, companhia de águas e esgotos do estado, lembrando que no passado ele se manifestara a favor da venda da empresa. O candidato do PMDB reafirmou que não pretende vender a Caern e sim fazer mais investimentos em saneamento básico.
Na saída, a governadora disse que gostou do seu desempenho e criticou o seu adversário:
¿ O debate foi bom, embora o candidato Garibaldi não tenha respondido a questões como investimento e venda da Cosern ¿ disse a candidata do PSB.
Para o candidato do PMDB, o debate foi positivo:
¿ Tive a oportunidade de mostrar ao Rio Grande do Norte que fiz um governo melhor.
Após o debate, o senador e a governadora foram cumprimentar claques que ficaram na rua, em frente à emissora. Na sexta-feira, último dia da campanha, os candidatos fizeram carreatas por vários municípios do interior e bairros de Natal.