Título: BUSH VERSUS BUSH¿ NO YOUTUBE
Autor:
Fonte: O Globo, 28/10/2006, O Mundo, p. 50

Internet é usada para mostrar plataformas e satirizar políticos

WASHINGTON. A internet vem sendo bem mais utilizada na atual campanha eleitoral do que nas eleições anteriores, mas não tanto pelos candidatos. Alguns têm aproveitado esse meio ¿ em especial os portais YouTube e MySpace ¿ para amplificar os anúncios que exibem na televisão. No entanto, a maioria dos vídeos on line, ridicularizando os políticos, tem sido enviados pelos próprios eleitores.

Um fato torna-se claro numa consulta aos sites mencionados: embora a eleição seja para escolher deputados e senadores, a disputa está, sem dúvida, centrada na figura do presidente George W. Bush e na sua política. É como se fosse um referendo sobre o seu governo.

O motivo é óbvio, como indica uma pesquisa de opinião feita pela rede de televisão NBC, em conjunto com o ¿Wall Street Journal¿: os americanos estão totalmente desiludidos com o trabalho dos legisladores. Apenas 16% aprovam o que o Congresso tem feito.

A guerra no Iraque é o principal tema dos vídeos exibidos na disputa partidária na internet. E o mais contundente deles, com duração de quase seis minutos, é uma montagem que o comediante Jon Stewart fez para o seu programa de TV. Trata-se da simulação de um debate, sob o título ¿Bush versus Bush¿ (http://www.youtube.com/watch?v=vDh3WZ-R5Hg) em que, simulando um debate, ele confronta imagens e declarações de Bush presidente com as de Bush candidato, quando ainda era governador do Texas, escancarando a mudança radical de posições e as contradições do mesmo homem.

À pergunta sobre por que os Estados Unidos estão usando o seu poder para mudar o governo de outros países, Bush presidente responde que é preciso fazer isso para defender a segurança nacional americana e os direitos da Humanidade; enquanto Bush governador diz: ¿Eu não acho que seja papel dos Estados Unidos dizer ao mundo como ele deve se comportar¿. Stewart pergunta, então, se a idéia é criar um novo país, mais simpático aos EUA. Bush presidente diz que é preciso construir um novo Iraque, próspero e livre; e Bush governador rebate: ¿Eu não acho que nossas tropas devem ser usadas para construir nações¿.

Os republicanos também têm sido ativos. Um de seus vídeos ¿ ¿O Partido Democrata Hoje, Sem Visão, Sem Planos¿ (http://www.youtube.com/watch?v=WH4-7PF7h6M) ¿ compara declarações famosas de líderes democratas do passado, como John F. Kennedy, com as de Hillary Clinton e Howard Dean, entre outros, e arremata no final: ¿Este não é o Partido Democrata de seus pais¿.

O fantasma da fraude também está presente. ¿E se Karl Rove tiver um plano?¿ (http://www.youtube.com/watch?v=uGg6Ie6FCoE) é o título de um dos vídeos, mencionando um estudo da Universidade de Princeton que diz que é possível acessar ilegalmente as máquinas de votar e alterar as escolhas. Ele conclui com a frase: ¿Você pode me chamar de paranóico, mas e se ele (Rove, o estrategista político da Casa Branca) fizer isso? (J.M.P)