Título: Big Brother ao estilo iraquiano
Autor:
Fonte: O Globo, 28/10/2006, O Mundo, p. 51
Xiitas e sunitas convivem numa casa
BAGDÁ. Como em qualquer outro reality show parecido com o Big Brother, eles convivem numa casa monitorada por câmeras 24 horas ao dia, participam de competições e tentam conquistar o público para saírem vencedores. A diferença, no entanto, é que os participantes do ¿Beit beut¿ (Jogo da casa) são iraquianos e participam de um dos programas de maior sucesso da TV do país. Xiitas, sunitas, curdos e cristãos, que se matam pelo país numa cruel guerra sectária, na TV dão exemplo de harmonia e de fair play.
Dez participantes, de diversas regiões como Bagdá, Tikrit, Baquba, Hillah e Diyala, aparecem por cerca de 20 minutos todos os dias no horário nobre, logo após o noticiário de maior audiência.
¿ Somos de regiões muito diferentes, de etnias diversas e temos modos de pensar distintos. Mesmo assim, estamos mostrando ao país que a boa convivência é possível. Passamos a gostar uns dos outros. Espero que esse exemplo sirva para que o Iraque encontre a paz ¿ disse o sunita Samer Mohammed, um dos participantes do reality show iraquiano.
Segundo os produtores, o grande cuidado é para que os participantes não conversem sobre assuntos políticos. O objetivo, segundo eles, é mostrar o cotidiano, as relações de amizade e o espírito de equipe na realização de tarefas.
¿ Orientamos os participantes e não entrarem em questões que possam gerar polêmica. Nosso objetivo é mostrar união e não divisão. Estamos muito satisfeitos pois o programa já tem uma das maiores audiências da TV iraquiana ¿ contou Saaed Khalifa, um dos produtores do programa.
A produção também tem um cuidado especial com as roupas dos participantes para evitar polêmicas. Flagrantes com trajes de dormir ou cenas no chuveiro, como nos programas brasileiros, por exemplo, estão vetados.
¿ Mas os participantes usam a criatividade. Alguns levaram perucas e óculos coloridos para a casa e estão fazendo sucesso ¿ disse o produtor.