Título: EM GOIÁS, ALCIDES SURPREENDE MAGUITO VILELA
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 29/10/2006, O País, p. 31

Nome sem tradição na política, governador herdou cargo de Perillo e lidera pesquisas eleitorais

GOIÂNIA. Político desconhecido no cenário nacional, o governador Alcides Rodrigues (PP) herdou nove meses do mandato de Marconi Perillo (PSDB), entrou na disputa em ampla desvantagem e provocou uma reviravolta eleitoral: deve ganhar hoje a eleição, desbancando um nome tradicional da política goiana, o ex-governador e senador Maguito Vilela (PMDB). Segundo a pesquisa Ibope divulgada ontem, Alcides tinha 56% dos votos válidos, contra 44% de Maguito.

O candidato do ex-governador tucano começou a corrida eleitoral com 3% nas pesquisas de intenção de voto, contra 56% de Maguito. Já surpreendeu no primeiro turno, quando obteve 48,22% dos votos válidos contra 41,17% do peemedebista. A vantagem do governador aumentou no segundo turno.

Aliados do governador reconhecem que, por trás da virada de Alcides, está o cacife político de seu principal cabo eleitoral: Marconi Perillo, que foi eleito senador com 75,84% dos votos válidos.

¿ Aqui em Goiás, Marconi conseguiu um prestígio sem similar na história do estado e transferiu votos para seu candidato ¿ diz o coordenador-geral da campanha de Alcides, Fernando Cunha.

Maguito, por sua vez, apostou na liderança do ex-governador e atual prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), nome forte da política goiana. Rezende, no entanto, não conseguiu reverter a queda nas pesquisas verificada desde o início da campanha. Na avaliação do prefeito, o ¿salto alto¿ com a vantagem inicial do PMDB pesou na derrota de Maguito no primeiro turno.

¿ Somos humanos. Normalmente, a nossa reação vem em momentos de dificuldade e perigo. Quando tudo está bem, não existe um esforço sobre-humano. O Maguito começou com cinqüenta e tantos por cento, passou a campanha com essa vantagem. Com isso, há uma acomodação natural ¿ diz Rezende.

Gestão de Perillo comparada às de Maguito e Íris Rezende

A estratégia de marketing dos dois candidatos foi baseada principalmente na comparação entre os oito anos de governo Perillo ¿ de quem Alcides foi vice até março deste ano ¿ e as administrações de Maguito e Rezende.

Rodrigues apóia a candidatura à Presidência do tucano Geraldo Alckmin, que venceu o primeiro turno no estado com uma vantagem de 12 pontos sobre o presidente Lula. A situação mudou no segundo turno, segundo o Ibope: Lula cresceu e agora está empatado tecnicamente com Alckmin com 47% contra 45% do tucano. Essa mudança beneficiou Maguito, que apóia Lula.