Título: IDELI E FRITSCH PEDEM VOTOS PARA AMIN NA TV
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 29/10/2006, O País, p. 32
Último dia do horário eleitoral reúne velhos inimigos políticos em aliança para reeleger Lula
FLORIANÓPOLIS. O último dia da campanha para o governo de Santa Catarina juntou velhos inimigos no mesmo programa eleitoral. Líderes do PT, como a senadora Ideli Salvatti e o ex-ministro da Secretaria Especial da Aqüicultura e da Pesca José Fritsch, apareceram na TV pedindo votos para Esperidião Amin (PP), até há pouco a representação mais acabada das oligarquias que eram combatidas pela esquerda. A aliança inusitada entre o PP e o PT teve como objetivo garantir a reeleição do presidente Lula e fazer com que o petista revertesse a derrota no primeiro turno no estado para seu adversário Geraldo Alckmin, apoiado ostensivamente pelo governador licenciado Luiz Henrique (PDMB), candidato à reeleição. Mas a dobradinha PT-Amin causa certo mal-estar entre petistas no estado.
Oficializada apenas a uma semana do segundo turno da eleição, a aproximação entre a cúpula do PT e Esperidião Amin vinha sendo ensaiada desde o primeiro turno, mas discretamente. O candidato a governador pelo PT, José Fritsch (terceiro colocado no primeiro turno), teve que desmentir boatos de um acordo prévio com Amin. Agora Fritsch teve que aparecer no programa do PP pedindo votos para o mesmo Amin que ele sempre combateu.
Ideli, que coordena a campanha de Lula no estado, sempre foi favorável à aproximação, desde que Amin pedisse votos publicamente para Lula.
O acordo demorou porque Amin também resistia a apoiar a reeleição do presidente. O PP, dividido entre Lula e Alckmin no estado, decidiu ficar neutro desde o primeiro turno. Amin precisaria atrair votos dissidentes do PSDB e PFL, oficialmente aliados de Luiz Henrique. Um apoio explícito a Lula poderia espantar esses votos, ainda que trouxesse os votos do PT. Na última hora, Amin decidiu arriscar. E os 14% de Fritsch no primeiro turno não estão se transferindo para Amin, como ele esperava. As pesquisas de intenção de voto dão vitória tranqüila a Luiz Henrique. Segundo o Ibope divulgou no último dia 21, o peemedebista seria reeleito com 53% dos votos, contra 38% de Amim.