Título: AÉCIO: AGORA, `TEMOS UM PAÍS A SER CONSTRUÍDO¿
Autor: Rafael Gomes e Marcel Frota
Fonte: O Globo, 30/10/2006, O País, p. 14
Tucano defende entendimento com governo em torno de reformas e propõe espaço maior para Alckmin no PSDB
BELO HORIZONTE e SÃO PAULO. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), afirmou ontem que o clima quente que marcou a disputa presidencial deste ano entre PT e PSDB deve acabar. Segundo o tucano, o importante agora é se empenhar para que as reformas necessárias para o país aconteçam. Aécio defende um movimento de governadores para procurar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os deputados federais e garantir uma pauta de votação das reformas política e tributária.
¿ Existe o momento do embate, mas, terminada a eleição, não podemos esquecer que temos um país a ser construído e uma agenda a ser consolidada. As reformas políticas e tributária, por exemplo, são necessárias ao país. Meus olhos não ficam voltados para trás. Independentemente de quem esteja no Palácio do Planalto, o benefício deve vir para as pessoas ¿ disse o governador mineiro.
Aécio também defende um espaço maior para o candidato derrotado do PSDB, Geraldo Alckmin, no partido. Alguns membros do PSDB querem que ele assuma a presidência do partido para firmá-lo como um grande líder. Para o governador Aécio Neves, Geraldo Alckmin agora é uma figura nacional.
¿ Geraldo é uma figura nacional, agora consolidada. Não tenho dúvida de que ele exercerá, não apenas em nível interno do partido, um grande papel. É preciso que esse espaço a ele seja garantido quanto também em relação à política nacional. Ele será sempre um contraponto nas questões que ocorrerão. Geraldo terá um papel muito expressivo na condução do nosso partido ¿ disse Aécio.
¿Fiz a campanha que podia fazer¿, diz Aécio
O governador mineiro disse ter feito ¿o que tinha que ser feito na campanha de Alckmin¿.
¿ A caminhada de Geraldo foi digna e correta, mostrando um contraponto a tudo o que ocorreu no país. Fiz a campanha que podia fazer ¿ disse.
O uso da máquina administrativa também foi motivo de críticas do governador mineiro, que entende que esse é um dos problemas da reeleição e da fragilidade dos partidos políticos. Enquanto não houver partidos políticos que representem segmentos da sociedade, não haverá grandes mudanças, no seu entendimento.
¿ A reeleição traz isso, o uso abusivo em vários estados, mas não acredito que isso influencie o eleitor. Enquanto não tivermos no país partidos políticos que representem segmentos de pensamento da sociedade, a relação do eleitor será com a imagem pessoal do candidato, e é isso que ocorre agora ¿ disse Aécio Neves, após votar num colégio em Belo Horizonte.
Ele preferiu acompanhar a apuração dos votos longe da imprensa.
Serra tenta transmitir otimismo na seção eleitoral
Em São Paulo, o governador eleito, José Serra (PSDB), procurou transmitir algum otimismo ontem ao votar num colégio no bairro do Alto de Pinheiros, na Zona Oeste da cidade. Serra, que havia acompanhado o candidato tucano Geraldo Alckmin até o local de votação do correligionário, votou por volta das 11h30m.
¿ Tenho experiência já de oito eleições. Nunca vi como hoje (ontem) entusiasmo tão grande por um candidato como aquele que foi expresso aqui neste colégio e pelas ruas. Por isso estou bastante confiante ¿ disse o tucano momentos depois de votar.
E fez questão de dizer que votou em Alckmin ¿com muito orgulho¿. Serra saiu de sua casa por volta das 10h e foi até a casa de Alckmin, no bairro do Morumbi, Zona Oeste da capital. Ficou pouco mais de dez minutos na residência do candidato. Em seguida os dois, juntamente com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, seguiram até o local de votação de Alckmin. Na seqüência, o trio tucano seguiu para o local de votação de Serra, mas FH não os acompanhou até a urna. Os tucanos foram aplaudidos por alguns eleitores. Serra posou para fotos.
Perguntado se acreditava numa virada de Alckmin, Serra se esquivou e adotou discurso didático, mas de novo tentando demonstrar otimismo.
¿ Eleição decide-se na urna. Há muitos exemplos na nossa história, inclusive na história recente, a esse respeito. Hoje não é o dia de pensar em pesquisa, hoje é dia de pensar em voto e dia de aguardarmos a vitória ¿ declarou o governador eleito.
No restante da tarde, Serra dispensou assessores e permaneceu em sua residência. Pouco depois de votar, Serra disse que voltaria a falar mais tarde, depois que o povo expressasse sua vontade nas urnas.
¿ Voltaremos a falar para o Brasil em qualquer circunstância ¿ resumiu Serra.