Título: ELEIÇÃO PACÍFICA, RESULTADO EM POUCAS HORAS
Autor: Patricia Duarte, Raquel Miura e Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 30/10/2006, O País, p. 20

Em Rondônia, presidente de seção dormiu até mais tarde e uma urna foi furtada. Tropas ficaram nos quartéis

BRASÍLIA. Dois contratempos em Rondônia deixaram a Justiça Eleitoral apreensiva ontem de manhã. Em Porto Velho, o presidente de uma seção, que guardava a urna em casa, dormiu até mais tarde e comprometeu o início da votação. E, no município de Ariquemas, uma urna foi furtada. Fora isso, a eleição em todo o país transcorreu em clima de normalidade, com a prisão, pela Polícia Federal, de 31 pessoas, contra 224 no primeiro turno. Às 19h30m, o Tribunal Superior Eleitoral declarou a reeleição do presidente Lula e já se conhecia os dez governadores eleitos em segundo turno.

O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, considerou a votação pacífica. A avaliação foi feita às 18h30m.

¿ Tivemos inúmeras requisições de tropas federais, mas elas permaneceram nos quartéis, porque não precisaram ser acionadas. Foi um pleito pacífico, ordeiro ¿ constatou.

O servidor que não despertou a tempo de abrir sua seção eleitoral, às 8h, em Rondônia, foi acordado às 9h por agentes da PF e integrantes da Justiça Eleitoral. O homem, que não teve o nome divulgado, foi convocado para trabalhar nas eleições e responderá pelo deslize: pode ser advertido ou multado.

¿ Em alguns casos, quando não há esquema forte de segurança, os presidentes de seção levam a urna eletrônica para casa ¿ explicou o diretor-geral do TSE, Athaíde Fontoura Filho.

Em Ariquemes, uma das urnas guardadas em um ginásio foi furtada, sem que o vigia percebesse. A urna teve o registro cancelado para evitar eventuais fraudes e foi substituída.

Outro contratempo ocorreu em Guajará, no Amazonas, que tem cerca de 300 eleitores. O avião que faria o transporte da urna quebrou e, por isso, a votação começou às 13h. Em Tocantins, devido a fortes chuvas e às más condições das estradas, a urna eletrônica que seria usada na aldeia indígena Fontoura não havia chegado até o fim da manhã de ontem. Os eleitores começaram a votar ao meio-dia. Nos dois casos, a votação foi estendida para as 18h.

A votação em sete cidades do Piauí também foi prorrogada, devido a um vendaval. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado, a ventania deixou as cidades sem energia e a duração da bateria das urnas não seria suficiente.

Ontem, às 19h, o TSE informou que 2.499 urnas eletrônicas apresentaram defeito durante a votação e precisaram ser substituídas. O número significa 0,69% do total de 361.431 urnas em atividade. Em 77 seções (0,021% do total), a urna titular e a substituta falharam e os eleitores precisaram recorrer às cédulas de papel.

(*) Da CBN, especial para O Globo