Título: PETISTAS APOSTAM NO FORTALECIMENTO DO PARTIDO NO RIO COM LULA E CABRAL
Autor: Cláudia Lamego e Bernardo Mello Franco
Fonte: O Globo, 30/10/2006, O País, p. 24

Expectativa é de que peemedebista retribua empenho do PT na campanha

Depois de amargarem mais uma derrota, desta vez em quarto lugar, na disputa pelo ao Palácio Guanabara, petistas dizem acreditar no fortalecimento do partido no Rio com a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do mais novo aliado no estado, Sérgio Cabral, do PMDB. A expectativa é de que o governador eleito retribua o apoio do PT, coadjuvante no cenário político estadual, na campanha de segundo turno. Comportamento que contrasta com o do primeiro turno, quando a candidatura de Vladimir Palmeira sofreu com a traição de petistas, o fraco empenho do presidente Lula no Rio e a falta de recursos.

Integrantes do PT do Rio negam qualquer acordo sobre cargos com Cabral, mas afirmam que o partido discutirá o futuro governo com o peemedebista.

¿ Acho que ele vai certamente vai discutir com o PT a questão política do Rio de Janeiro. Mas deixa o cara ganhar ¿ disse ontem Vladimir, que votou em um colégio de Botafogo.

Coordenadora da campanha à reeleição do presidente Lula no Rio, a ex-governadora Benedita da Silva ¿ que já foi aliada do casal Garotinho ¿ atribui agora a sobrevivência do PT no estado a Cabral.

¿ O PT está mais vivo do que nunca por causa da aliança com o Cabral ¿ disse ontem a ex-governadora, que acompanhou Cabral na votação.

Benedita já fala em base de sustentação do governo:

¿ O Sérgio, com o conhecimento que ele tem, e com a base de sustentação política, tanto parlamentar quanto partidária, terá condições de fazer as mudanças no estado do Rio de Janeiro e avançar, com o apoio do governo federal.

Prefeito de Niterói, o petista Godofredo Pinto diz que a aliança com Cabral é para valer:

¿ É para valer e permanente. O PT está apoiando o Cabral de maneira significativa. Aqui em Niterói acreditamos numa reversão do resultado (Denise Frossard, do PPS, ficou na frente de Cabral no primeiro turno no município). E ele tem reconhecido isso publicamente.

Vladimir: Lula precisava garantir vantagem no Rio

Na avaliação de Godofredo, no primeiro turno houve uma divisão de forças que atrapalhou Vladimir. Já para Cabral, segundo Benedita, o apoio do PT é ¿unânime¿.

Sem qualquer adereço que lembrasse o PT e sem mostrar expectativas em relação a um futuro governo no Rio, Vladimir foi sozinho à seção eleitoral. Por causa da aliança com o partido, votou em Sérgio Cabral (PMDB), que, durante a campanha, chegou a chamar de ¿medíocre¿. O petista disse que segundo turno ¿é assim mesmo: não é o candidato da sua escolha; ou é Cabral ou é Denise¿.

¿ Não se trata de apoiar o Cabral, se trata do Lula assegurar a vantagem. Calculou-se que ele poderia crescer aqui ¿ justificou.

O petista, doutor em história social pela UFF, diz que está retomando a rotina de professor universitário.