Título: NETO DE ARRAES DERRUBA PFL EM PERNAMBUCO
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 30/10/2006, O País, p. 29

Eduardo Campos vence Mendonça Filho, que tinha o apoio do ex-governador Jarbas

RECIFE. Antes do anúncio oficial, o governador de Pernambuco, José Mendonça Filho (PFL), reconheceu a derrota e telefonou para o adversário, Eduardo Campos (PSB), parabenizando-o pelo vitória com mais de 65% dos votos. Mendonça pôs o governo à disposição para a transição e atribuiu a derrota à vontade do eleitor de ¿calcar o voto¿ afinado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Mendonça Filho, o eleitor escolheu um governo estadual em sintonia com a Presidência. Ele disse que sai da campanha sem manchas em sua biografia, depois de ter a vida ¿vasculhada¿:

¿ Saio de mão limpas.

O clima civilizado marcou o dia de votação. Sem a agitação de bandeiras e faixas de boca-de-urna que transformavam a eleição em colorida e ruidosa guerra de militâncias, o estado realizou ontem uma das eleições mais tranqüilas da História. As coligações União por Pernambuco, do PFL, e Frente Popular, do PSB, selaram um pacto e zeraram todas as pendências judiciais geradas por desentendimentos na propaganda eleitoral gratuita junto ao Tribunal Regional Eleitoral.

Os dois candidatos votaram de manhã. Campos tomou café em casa com líderes locais, inclusive o prefeito João Paulo Lima e Silva (PT) e o ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT), que disputou o primeiro turno e apoiou Campos no segundo. Em seguida, o socialista desfilou pelas principais ruas da cidade em um caminhão, ao lado de aliados. Ele chegou ao Colégio Silva Jardim, em Monteiro, com a mulher, os filhos, o escritor Ariano Suassuna e a mãe, a deputada eleita Ana Lúcia Campos (PSB).

¿ Foi uma campanha tranqüila, com respeito ao eleitor e à opinião pública. Vamos reeleger o presidente Lula e ao lado dele construir um novo Pernambuco.

O escritor Ariano Suassuna não escondia a euforia:

¿ Foi a campanha mais emocionante de minha vida. Participei da primeira campanha de Miguel Arraes (PSB), que já sabia vitoriosa, e da segunda, para a reeleição, que já sabia perdida. Esta campanha foi a que mais me empolgou, me fez torcer.

O governador José Mendonça Filho (PFL) também tomou café da manhã com a família, em Boa Viagem, e foi recebido por seus secretários no prédio onde iria votar. Ao chegar à urna, recebeu uma bandeira de Pernambuco da mulher, Taciana. Ele votou, beijou a bandeira e acenou para os eleitores.