Título: DEPOIS DE 40 ANOS, FAMÍLIA SARNEY É DERROTADA
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 30/10/2006, O País, p. 29

Roseana, pefelista que recebeu apoio de Lula, perde disputa no Maranhão e diz que derrota é dela, não do pai

SÃO LUÍS. Pela primeira vez nos últimos 40 anos, a família Sarney não conseguiu eleger seu candidato ao governo do Maranhão. A despeito do favoritismo ao longo de quase todo o primeiro turno, a senadora Roseana Sarney (PFL) acabou sucumbindo numa acirrada disputa no segundo turno com o ex-prefeito Jackson Lago (PDT). Apurados 98,6% dos votos, o pedetista tinha 51,9% e Roseana, 48,1%.

Ao comemorar a vitória, Lago disse que conseguiu derrotar as oligarquias do estado.

¿ Os segmentos sociais que lutaram contra as oligarquias e os coronéis no Maranhão e na Bahia são os mesmos: sindicatos, intelectuais, trabalhadores e estudantes. O quadro é o mesmo nos dois estados. Caíram os dois últimos bastiões do coronelismo no Brasil ¿ disse Jackson Lago.

Mesmo derrotado no estado, o grupo liderado pelo ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) deve manter parte do poder no cenário político nacional. Além de ser um fiel aliado de Lula, Sarney controla considerável bancada na Câmara, além dos cinco votos do grupo no Senado.

Com a derrota confirmada, Roseana agradeceu os votos e desejou boa sorte a Lago:

¿ Foi um bom combate. Quero desejar ao doutor Jackson que faça o governo que o Maranhão merece. Vou continuar senadora lutando pelo Maranhão e pedindo ao presidente que continue ajudando o estado.

Roseana fez questão de dizer que a derrota foi sua e não de seu pai, que voltou à tarde para o Maranhão, depois de votar no Amapá, mas evitou entrevistas.

¿ O presidente Sarney saiu vitorioso dessas eleições. Elegeu o governador do Amapá e desde 1978 não se candidata no Maranhão. Quem perdeu a eleição aqui fui eu e meu grupo político. Mas foi uma derrota digna, tive quase metade dos votos do estado, mesmo tendo lutado contra três grupos políticos.

Atual governador comemora

A senadora não sabe como ficará sua situação no PFL, que condenou seu apoio a Lula

¿ Não decidi ainda o que vou fazer, mas meu partido não foi meu aliado nessas eleições.

O apoio declarado pelo presidente Lula à candidatura de Roseana não conseguiu reverter o que tanto os aliados da pefelista como os de Lago chamam de onda anti-Sarney.

Lago assegurou estar ciente da responsabilidade que terá pela frente, de substituir um grupo político hegemônico no estado nas últimas quatro décadas. Essa foi a terceira vez que ele disputou o governo do estado e pela primeira vez não contou com o apoio de Lula. Lago disse que terá uma boa relação com o presidente, ¿porque os dois já lutaram lado a lado várias vezes¿. Nos últimos 18 anos, Lago passou nove anos e três meses à frente da prefeitura de São Luís, que administrou por três vezes.

¿ Minha vitória significa uma coisa nova para o Maranhão. Depois de 40 anos, essa terá sido a primeira vez de um candidato que não foi indicado pelo grupo Sarney ¿ disse o governador eleito, antes mesmo da proclamação do resultado final.

A derrota dos Sarney tem gosto especial para o atual governador, José Reynaldo Tavares, que chegou ao poder pelas mãos do ex-presidente, com quem está rompido há mais de três anos. A estratégia de Reynaldo de estimular três candidaturas, a do ex-ministro Edison Vidigal (PTB), de Aderson Lago (PSDB) e de Jackson Lago, foi considerada fundamental para levar a eleição ao turno.

¿ O José Reynaldo teve coragem de romper com o grupo ao qual pertencia ¿ disse Lago.