Título: PSB CONSEGUE ELEGER TRÊS GOVERNADORES
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 31/10/2006, O País, p. 10
Partido fez 27 deputados e tem em Ciro, de novo ministeriável, opção para 2010
BRASÍLIA. Um dos partidos vitoriosos nesta eleição é o emergente PSB. Aliado do governo Lula, o partido cresceu ¿ tanto nas duas Casas do Congresso quanto em número de governadores ¿ e hoje integra o grupo dos mais expressivos partidos do país. Será a opção preferencial para abrigar novos aliados governistas, eleitos por partidos de centro e centro-esquerda que hoje estão na oposição.
O primeiro salto foi dado em 2002, quando lançou o ex-governador Anthony Garotinho à Presidência e conseguiu eleger 22 deputados e dois senadores. Este ano, sem candidato próprio, a estratégia foi priorizar as eleições para a Câmara e ultrapassar a cláusula de barreira. Elegeu 27 deputados e obteve 6,15% dos votos.
Regionalmente, o PSB também se fortaleceu. Em 2002, elegeu os governadores de Rio, Alagoas, Amapá e Rio Grande do Norte e, nestas eleições, conquistou dois estados, além da reeleição de Vilma Farias no Rio Grande do Norte: Pernambuco e Ceará. Outra aquisição importante do PSB neste governo Lula foi a do ex-ministro Ciro Gomes (CE). Além de ministeriável neste segundo mandato de Lula, Ciro, deputado com maior votação proporcional do país, também é a alternativa do partido para uma candidatura própria à Presidência em 2010.
¿ O PSB é um partido que tem grandes perspectivas de poder, e as melhores condições para recepcionar os parlamentares descontentes da oposição. Melhorou sua performance nos estados e tem um nome de peso como Ciro Gomes. É um partido em franca ascensão, uma força política emergente ¿ afirma Antônio Augusto de Queiroz, diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
No Senado, as perspectivas de crescimento também são grandes. Em 2002, o PSB elegeu dois senadores ¿ Antonio Carlos Valadares (SE) e João Capiberibe (AP), que teve seu mandato cassado. Com a ida de Ciro Gomes para a legenda, ganhou a senadora Patrícia Saboya (CE) e nesta eleição elegeu no Espírito Santo Renato Casagrande, ex-líder do partido na Câmara e atual secretário-geral da legenda.