Título: CHÁVEZ: `REELEIÇÃO DE LULA É IMPORTANTE PARA O CONTINENTE¿
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 31/10/2006, O País, p. 10

Argentinos: `Aliados do Mercosul em festa¿

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse ontem que a reeleição do presidente Lula vai ajudar o clima de cooperação entre os países da América Latina.

¿ A importância do Brasil é gigante e a reeleição de Lula é um fato muito importante para a integração no nosso continente ¿ disse o líder venezuelano, citando, entre os projetos com o Brasil, a construção de uma ponte na fronteira dos dois países, segundo a Bloomberg News.

¿Os aliados do Mercosul estão em festa¿, afirmou o ¿Página 12¿ na edição de ontem, tom que se repetiu em toda a cobertura da imprensa argentina. Segundo o jornal, a vitória do petista fortalece os planos de ¿mais Mercosul¿, em oposição ao ¿Mercosul puramente econômico de Geraldo Alckmin¿.

O ¿Clarín¿, por sua vez, tratou dos problemas que Lula enfrentará no próximo governo, afirmando que o presidente será cobrado para que o país supere seu ¿crescimento anêmico¿ de cerca de 2% ao ano, e se aproxime da média de 4,8% da América Latina.

Já o ¿La Nación¿ deu destaque à tranqüilidade das eleições, notando que os eleitores foram às urnas ¿em paz, embora menos entusiasmados que no primeiro turno¿, e que ¿a mobilização dos partidos foi significativamente menor para esta rodada que para o primeiro turno¿.

Outra reportagem traçou um perfil de Lula como um homem bem-humorado que fechou a cara em meados de 2005, em meio aos estouro do mensalão, que abriria uma seqüência de escândalos ligados ao governo.

¿Com a recuperação de sua popularidade, (Lula) voltou a se mostrar afável. É esse estilo que possivelmente manterá em seu segundo mandato, quando deve usar todas as armas para navegar nas águas turbulentas da luta por sua sucessão¿.