Título: LAGO: `RELAÇÃO COM LULA NÃO DEPENDE DE SARNEY¿
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 31/10/2006, O País, p. 13

Roseana dissera que Maranhão dependeria de sua família para obter recursos federais

SÃO LUÍS. O governador eleito do Maranhão, Jackson Lago (PDT), afirmou ontem que sua relação com o presidente Lula não dependerá da intermediação do senador José Sarney (PMDB-AP), pai da senadora Roseana Sarney (PFL), derrotada pelo pedetista na eleição de anteontem. Lago quis rechaçar a idéia, divulgada por Roseana, de que o estado dependeria de sua família para conseguir recursos federais. Lula apoiou a candidatura de Roseana, que perdeu para Lago por 51,82% a 48,18%.

¿ A família Sarney sempre teve relações com os governos, militares ou civis. Isso nunca resultou em benefício para o Maranhão ¿ disse.

Lago explicou que o relacionamento com o presidente reeleito será facilitado pelo histórico que os dois têm em comum e pelo seu relacionamento com o PT no Maranhão, que o apoiou formalmente, contrariando a orientação do próprio Lula. O presidente chegou a gravar mensagens pedindo votos para Roseana e participou de comício ao lado dela.

¿ Desde 89, todos sabem que Lula é o nosso candidato. Em outras oportunidades, ele apoiou minhas candidaturas ao governo do estado e à prefeitura de São Luís; nós nos conhecemos de longa data, e vou pedir ajuda a ele e a todos para governar o estado mais pobre da federação ¿ disse.

Lago disse que fará um governo plural, que reflita todas as correntes políticas que o apoiaram na campanha, e com ampla participação popular:

¿ Faremos um governo participativo para juntos encontramos as saídas para os problemas do estado. A participação será marca do governo.

¿A educação é indispensável para o avanço de todas¿

O governador eleito adiantou que a prioridade de seu governo será a educação:

¿ A educação é indispensável para o avanço de todas a áreas, como agricultura, pesca e agroindústria. Sem educação que prepare as pessoas num mundo competitivo, não é possível sonhar com desenvolvimento econômico.

Enquanto Lago fazia planos, Roseana recebia tortas e flores em casa onde passou o dia. Ela almoçou com o pai e o marido, Jorge Murad, e disse que a derrota não atingirá o prestígio de seu pai no cenário nacional:

¿ O presidente e senador José Sarney saiu vitorioso: elegeu-se a um novo mandato e elegeu o governador do Amapá. Desde 1978 não é candidato no Maranhão. Aqui, os derrotados fomos eu e meu grupo político.

(*) Especial para O GLOBO