Título: GOVERNO ANUNCIA NOS EUA NOVA FASE DO BOLSA FAMÍLIA
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 31/10/2006, O País, p. 14

Segundo secretário do Ministério do Desenvolvimento, programa terá de se integrar às demais políticas sociais

WASHINGTON. O êxito do programa Bolsa Família atingiu um estágio tal que fará com que, no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo inicie uma nova etapa, com o lançamento de uma ação integrada das políticas sociais, para que o combate à pobreza se torne mais efetivo. A disposição de lançar esta nova fase foi revelada ao GLOBO, ontem, pelo secretário de Avaliação e Gestão da Informação, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Rômulo Paes, depois de ele ter apresentado um balanço do Bolsa Família no Fórum de Desenvolvimento Humano, do Banco Mundial (Bird).

¿- Num país como o Brasil, onde já há uma cobertura considerável, tanto dos serviços de saúde quanto dos serviços de assistência social, que estão crescendo, a grande questão agora é a melhoria da qualidade dos serviços públicos. Haverá por exemplo, uma pressão adicional sobre os setores de saúde e de educação, que terão de se expandir e melhorar mais, para que o Bolsa Família seja um êxito completo. O financiamento da política social tem a ver com a ação integrada das políticas sociais, com a maior efetividade das políticas sociais como um todo. Um programa desse tamanho não pode ficar cego às outras políticas sociais ¿ disse.

Ao Bird ele informou que o Bolsa Família já estava atingindo nove milhões de famílias em abril passado (dado mais recente). Isso representa 81% da população alvo (11,1 milhões) e 19,5% da população do Brasil. O custo foi relativamente baixo: R$6,5 bilhões, ou seja, 0,33% do PIB do país e 1,41% dos gastos do governo em 2005. Os gastos administrativos foram de apenas 4% do orçamento do programa.

¿ O Bolsa Família se tornou uma metáfora das políticas em favor dos pobres. Ele elevou o patamar da condição de vida dos pobres, cuja renda mínima antes era de zero e hoje é de R$61 por mês. Essa passou a ser nossa referência. A grande contribuição do programa foi que ele reduziu a pobreza absoluta para sempre ¿ afirmou Paes.

Num evento paralelo, promovido pelo centro de estudos Inter-American Dialogue, representantes do Bird e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apresentaram, coincidentemente, um balanço do Bolsa Família, concluindo que jamais um programa social de custo tão baixo teve um resultado tão positivo.

¿ Essa iniciativa exemplar do Brasil pode mudar totalmente o panorama dos gastos públicos e também da tributação de impostos em toda a América Latina. Sem contar que através do Bolsa Família os pobres começar a obter um maior poder político. E isso, certamente, vai mexer com as estruturas do país ¿ disse o colombiano Eduardo Lora, economista do BID.

Segundo ele, tudo indica que o programa ajudará a expandir e melhorar os serviços preventivos de saúde, além de criar uma saudável competição entre os governos central e local. Francisco Ferreira, do Bird, disse que já chegou a hora de avançar:

¿ Agora é hora de melhorar a qualidade do ensino e também dos serviços de saúde.