Título: LULA REUNIRÁ GOVERNADORES SEMANA QUE VEM
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 31/10/2006, O País, p. 14

Hoje ele receberá Cabral e Eduardo Campos; ontem mesmo o presidente conversou com o tucano Aécio Neves

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou a maratona de conversas com governadores, inclusive com os da oposição, e marcará para a próxima semana um almoço com todos eles. Hoje ele terá encontros antecipados com dois novos governadores: Sérgio Cabral, do Rio, e Eduardo Campos, de Pernambuco. Ontem, por volta das 18h, Lula conversou com o governador reeleito de Minas Gerais, o tucano Aécio Neves, e falou da sua intenção de reunir os 27 governadores depois de descansar neste feriado prolongado de Finados.

Lula fará hoje um pronunciamento oficial à Nação sobre o resultado das eleições e a necessidade do diálogo em torno do futuro do país. Ontem, ao longo do dia, conversou com Eduardo Campos e também com os governadores reeleitos da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), do Paraná, Roberto Requião (PMDB), e do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB); e ainda com a governadora eleita do Pará, Ana Júlia Carepa (PT).

Aécio, segundo assessores, quis retribuir o telefonema que recebeu quando conseguiu a reeleição. Dentro da oposição, principalmente no PSDB, Lula quer ampliar o bom diálogo, que já tem com o governador mineiro, para o governador eleito de São Paulo, José Serra.

Lula ainda recebeu mensagens de congratulações por sua vitória dos presidentes da França, Jacques Chirac, e da Inglaterra, Tony Blair. Hoje, o presidente conversará com vários chefes de Estado, entre eles os presidentes da Bolívia, Evo Morales; da Venezuela, Hugo Chávez; da Argentina, Néstor Kirchner; e dos EUA, George W. Bush.

No domingo, Lula já tinha conversado com o presidente do Paraguai, Nicanor Duarte Frutos, e a presidente do Chile, Michele Bachelet.