Título: DOSSIÊ: ACESSO A DADOS TELEFÔNICOS GERA CONFUSÃO
Autor: Jucimara de Pauda
Fonte: O Globo, 31/10/2006, O País, p. 15

PF nega quebra de sigilo de Berzoini, mas policiais confirmaram consulta às informações

CUIABÁ. O acesso a dados telefônicos do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) provocou desmentidos e confusão na investigação sobre a compra do dossiê. A Polícia Federal negou que tenha quebrado o sigilo telefônico do deputado. Mas sexta-feira, policiais envolvidos na investigação confirmaram que tiveram acesso aos dados telefônicos.

O delegado Diógenes Curado Filho disse ontem que, por enquanto, não há elementos para pôr Berzoini na condição de investigado. O petista prestou declarações à PF como testemunha. Em nota, a PF informou que não pediu nem obteve autorização para a quebra do sigilo. A nota, porém, é contraditória, ao informar que a PF já trabalha com o cruzamento dos dados telefônicos de Berzoini.

Diz um trecho da nota: ¿Mesmo sem ter obtido autorização da Justiça sobre dados telefônicos do deputado Ricardo Berzoini, a PF trabalha cruzando os quatro números telefônicos fornecidos pelo próprio deputado durante o depoimento prestado em 17 de outubro de 2006¿.

Um policial que participa das investigações disse que os números telefônicos do deputado podem ter sido incluídos acidentalmente na relação de pedido de quebra de sigilo de mais de mil números autorizados, pelo juiz Jefferson Schneider.

Advogado se reúne com superintendente da PF

Segundo esse policial, ao fazer o cruzamento telefônico dos envolvidos, provavelmente apareceram várias ligações para Berzoini. Como a PF não sabia de quem eram os telefones, pediu à Justiça autorização para acesso ao cadastro de usuários. Aí descobriu-se que se tratava de um deputado federal.

Apesar das explicações, ontem o advogado de Berzoini, Rodrigo Marra, esteve na superintendência da PF no Mato Grosso para reunião com o superintendente Daniel Lorenz e com o delegado que cuida do caso, Diógenes Curado Filho, por quase duas horas. Ao sair, negou que o sigilo telefônico de seu cliente tenha sido quebrado.